17 de abril de 2017

Plenário do CNS aprova recomendação de inclusão do ensino das Práticas Integrativas e Curriculares na graduação

Nos dias 6 e 7 de abril, em Brasília, durante a 292ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), foram aprovadas as Recomendações nº 11, sobre a formação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), e a nº 12, referente às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e educação popular nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), ambas propostas pela Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CIPPSPICS), coordenada pelo diretor-tesoureiro do COFFITO, Dr. Wilen Heil e Silva, que representa, ainda, o Conselho Federal no pleno do CNS.

A importância da inclusão das PICS e da Educação Popular nas diretrizes curriculares foi tema de debate na Comissão, que apresentou ao plenário proposta de recomendação, analisada e aprovada durante o encontro. O texto propõe formas de estímulo aos cursos de graduação da área de Saúde e como implementar, em suas diretrizes curriculares, orientações, debates e conceituações de conteúdos relacionados às PICS e à Educação Popular. Ao utilizar e propagar essa formação, de acordo com o grupo, o egresso terá embasamento para orientar os serviços de saúde, fortalecer a autonomia dos sujeitos e a cidadania, empregar olhar emancipatório e, consequentemente, garantir a humanização e integralidade da atenção, reafirmando assim os preceitos do SUS.

Clique aqui e leia as recomendações na íntegra.

Dia Mundial da Saúde

No dia 7 de abril, os conselheiros do CNS promoveram Ato Público em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, quando relançaram o Manifesto do ABRASUS. O diretor-tesoureiro do COFFITO, Dr. Wilen Heil e Silva, representou o Conselho Federal no evento.

Clique aqui e veja imagens da ação.