Saiba Mais

O Pré-Recadastramento Nacional é o projeto que visa atualizar o cadastro de todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Brasil. Para agilizar este processo e facilitar o acesso, ao invés de o profissional ir até a sede do CREFITO, nesse momento, os dados poderão ser preenchidos através de formulário online.

Concluído e submetido o formulário, o profissional receberá um e-mail de comprovação na participação do Pré-Recadastramento Nacional.

Novas informações sobre o Processo do Recadastramento Nacional serão divulgadas nos canais de comunicação do Sistema COFFITO/CREFITOs.

Fique atento!

O preenchimento do Pré-Recadastro Nacional é obrigatório!

Lembre-se: conforme o Código de Ética, o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional devem manter seus dados cadastrais atualizados e são obrigados a atender as convocações do CREFITO e do COFFITO.

Vantagens!

O Pré-Recadastro trará inúmeras vantagens aos profissionais e à sociedade! Com os novos dados, o Sistema COFFITO/CREFITOs poderá subsidiar inúmeros pleitos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, principalmente no que se refere a informações relacionadas às regiões de atuação, às especialidades, entre outras.

Dúvidas

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco! Envie e-mail para contatoprerecadastramento@coffito.gov.br.

Perguntas frequentes

  1. Preenchi o formulário do Pré-Recadastramento Nacional, e agora?
    • Logo após a conclusão do preenchimento do formulário você receberá um e-mail de confirmação da participação, com uma cópia dos dados enviados. Caso não receba, cheque a caixa de spam ou os filtros. Se não encontrar a mensagem, envie um e-mail para contatoprerecadastramento@coffito.gov.br.
  2. Preenchi o formulário e recebi o e-mail de confirmação. Quando terei que apresentar os documentos para validação dos dados?
    • Futuras informações relacionadas ao processo do Recadastramento Nacional serão divulgadas nos canais de comunicação do Sistema COFFITO/CREFITOs e também enviadas por meio dos contatos fornecidos.
  3. A participação no Pré-Recadastramento Nacional é obrigatória?
    • Sim. Lembre-se que, de acordo com os Códigos de Ética das profissões, o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional devem manter seus dados atualizados e são obrigados a atender as convocações do CREFITO e do COFFITO.
  4. Quem é obrigado a participar do Pré-Recadastramento Nacional?
    • Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais inscritos no CREFITO.
    • Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais com Licença Temporária de Trabalho – LTT.
    • Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais recém-ingressos no CREFITO.
  5. Meu registro é provisório, tenho LTT. Preciso participar do Pré-Recadastramento Nacional?
    • Sim. Os profissionais que possuem Licença Temporária de Trabalho (LTT) devem participar do processo. Apesar de seus dados estarem atualizados, o Pré-Recadastramento Nacional busca, também, conhecer um pouco mais o perfil do profissional. Assim, ao preencher o formulário, você irá colaborar com a construção de um censo mais específico à categoria e, consequentemente, auxiliará o Sistema COFFITO/CREFITOs a assegurar e conquistar mais espaços para a sua profissão.
  6. Acabei de me formar e fazer a minha inscrição no CREFITO. Preciso participar do Pré-Recadastramento Nacional?
    • Sim. A adesão ao Pré-Recadastramento Nacional é obrigatória. Apesar de seus dados estarem atualizados, o Pré-Recadastramento Nacional busca, também, conhecer um pouco mais o perfil do profissional. Assim, ao preencher o formulário, você irá colaborar com a construção de um censo específico à categoria e, consequentemente, auxiliará o Sistema COFFITO/CREFITOs a assegurar e conquistar mais espaços para a sua profissão.
  7. O que é o CNS?
    • É o Cartão Nacional de Saúde, um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para saber mais, acesse o site do Ministério da Saúde.
    • Fique atento! O preenchimento deste campo não é obrigatório.
  8. O que é Registro Primário e Registro Secundário?
    • Os profissionais que trabalham em estados diferentes, sob abrangência de CREFITOs diferentes, devem possuir Registro Secundário.
    • Fique atento! Acesse o site do COFFITO e leia a Resolução-COFFITO nº 433/2013.
  9. Moro no exterior, mas gostaria de Participar do Pré-Recadastramento Nacional, é possível?
    • Sim. O Pré-Recadastramento Nacional busca a atualização dos dados e a criação de um censo das profissões. Sendo assim, será muito importante contar com a colaboração dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que moram em outros países, o que oferecerá mais um panorama das classes.
  10. Dei baixa no registro profissional no CREFITO. Sou obrigado a preencher o formulário do Pré-Recadastramento Nacional?
    • Não. Os profissionais que não exercem a Fisioterapia ou a Terapia Ocupacional e deram baixa no registro no Regional não são obrigados a participar. No entanto, se você quiser colaborar com o censo da sua profissão, sua participação será bem-vinda. O Pré-Recadastramento Nacional busca a atualização dos dados e a criação de um mapeamento das profissões no Brasil. Sendo assim, será muito importante contar com a colaboração dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que, por alguma razão, deixaram de atuar na área e optaram por uma nova formação e/ou colocação, pois, assim, será possível a criação de mais um panorama das classes. Se você estiver interessado, no formulário há campos relacionados à segunda graduação e questionamento se exerce ou não a profissão.
  11. A carteira não pode ser enviada por correio. É preciso ir até o Regional?
    • Neste momento o Pré-Recadastramento Nacional deverá ser realizado inteiramente online, sem necessidade de ida ao Regional. Novas informações do processo do Recadastramento Nacional serão divulgadas nos Canais de Comunicação do Sistema COFFITO/CREFITOs.
  12. Acabei de fazer a minha carteira profissional. Terei que pagar uma nova carteira?
    • Os custos referentes ao processo do Recadastramento Nacional estão em estudos dentro do Sistema COFFITO/CREFITOs para avaliação de subsídios parciais ou totais. Adiantamos, no entanto, que neste momento o processo não apresenta custos, sendo realizado inteiramente pela internet. Novas informações do processo do Recadastramento Nacional serão divulgadas nos Canais de Comunicação do Sistema COFFITO/CREFITOs.