26 de abril de 2007

Brasil preside Associação Ibero-americana de Fisioterapia e Kinesiologia

 
Depois de uma luta de mais de dois anos, o Presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional conseguiu concretizar o sonho de criar uma entidade da área que vai fortalecer os laços entre os países membros. Neste mês foi criada a Associação Ibero-americana de Fisioterapia e Kinesiologia. O Brasil terá a missão de presidi-la através do presidente do Coffito, Dr. Euclides Poubel, escolhido pelos presentes, como presidente da nova entidade. A reunião na qual foi definida a diretoria da Associação foi realizada na cidade argentina de Rosário e contou com a representação brasileira do conselheiro efetivo do Coffito, Dr. Fernando Ferrari, e do presidente do Crefito 7, Dr. José Roberto Borges dos Santos, além de representantes de países como Argentina, Espanha e Portugal.

O presidente do Coffito lembra a importância da criação da entidade que integrará os países de língua portuguesa e espanhola, e considera uma verdadeira conquista o começo deste intercâmbio. Ele destacou ainda da disposição que todos os membros do Conselho federal sempre tiveram para concretizá-la, mesmo com todas as dificuldades que surgiram.

“Para todos os países envolvidos, mas ainda mais para o Brasil, será fundamental o trabalho. Nos últimos 20 anos, os profissionais ficaram quase ilhados com relação a trocas culturais e científicas com os outros países. Nós tínhamos uma certa desorganização política no Brasil e isto nos levou a ficar afastados em relação aos outros países. Mas este não é um problema só do Brasil, tanto que os outros países sentiram a necessidade de criar uma associação”, lembrou Euclides.

Quando fala em dificuldades, Euclides refere-se às limitações que surgiram para as tratativas entre os países, como a distância e a falta de recursos. Ele não deixa de ressaltar a importância que teve a Associação Espanhola de Fisioterapeutas nesse processo. “Eles foram incansáveis desde o amparo legal até as últimas discussões referentes ao estatuto. Todos devem ser parabenizados,” lembrou.

A Associação Ibero-americana de Fisioterapeutas terá como objetivo criar uma rede de profissionais de todos os países envolvidos, permitindo uma sistemática de trocas através de eventos internacionais, publicações, materiais de divulgação sobre a profissão e suas áreas de atuação, além de um site na internet disponível nas versões em português e espanhol. Para Poubel, toda essa rede de informação vai dar visibilidade ao trabalho dos profissionais. “A fisioterapia ainda é uma profissão que disponibiliza pouco suas pesquisas, enquanto que o número delas é alto. Nas últimas décadas foram produzidos poucos materiais de divulgação que demonstrem esse trabalho, e isso tudo pode ser viabilizado através desta associação” avalia o presidente do Coffito.

No Brasil existem mais de 400 cursos de fisioterapia e poucos deles fazem essa troca de experiências e informações. “Está na hora desta relação avançar. Assim poderemos ganhar com a experiência dos outros e eles com as nossas. É um trabalho de muito tempo e o Coffito sempre o incentivou.”

Para ele a presidência da Associação é um reconhecimento ao trabalho de toda a equipe do Coffito. “O Brasil ter esta presidência se dá pelo reconhecimento do Coffito, nacionalmente e por outros países, como um Conselho organizado e que consegue ter esse controle de fiscalização dos aspectos éticos e científicos. Por isso que o Coffito precisa sair na vanguarda e ter uma atitude proativa com relação a todos estes itens”, concluiu o presidente.

Veja a íntegra da Ata da Reunião realizada em Rosário, na Argentina. Clique aqui.