28 de fevereiro de 2020

COFFITO manifesta solidariedade aos residentes brasileiros e reforça que saúde não tem valor, saúde precisa ter valorização

O COFFITO, após conhecimento da Carta Aberta do Fórum Nacional de Residentes em Saúde, que trouxe à luz a situação dos residentes de programas multiprofissionais de saúde, em especial quanto à falta de reposição da inflação no valor pago às bolsas de estudo, manifesta solidariedade aos profissionais que, mesmo em situações adversas, elevam a qualidade do serviço de saúde no país e dignificam suas profissões.

Apesar da crise financeira enfrentada pelo Brasil, é necessário considerar que alguns serviços carecem de atenção especial, principalmente programas de saúde cujo objeto principal de sua existência é o ser humano, que merece um serviço digno e justo. Além do mais, em relação aos programas de residência no Governo Federal, dois pilares nacionais são evocados – a educação (formação) e a assistência à saúde.

O presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, diz lamentar profundamente as medidas adotadas pelo Governo que desrespeitam a importância da dedicação dos profissionais para com a saúde da população brasileira. “Adiantamos que enviaremos um ofício aos Ministérios da Educação e da Saúde em busca de informações, bem como solicitando que reconsiderem e estudem a viabilidade de aplicação de reajustes justos aos profissionais residentes, devido à complexidade de suas atribuições e relevância dessa assistência à sociedade”, informou.