19 de maio de 2007

III Congresso Goiano de Fisioterapia começa em Goiânia

Goiânia, 18 de maio. Começa o III Congresso Goiano de Fisioterapia. “A cada ano percebe-se mais o interesse da comunidade científica, em busca de fortalecer o aspecto técnico e científico do Congresso”, afirma o presidente do evento, Dr. Marcelo Nishi. No pronunciamento de abertura, ele falou ainda que o Congresso foi planejado com a responsabilidade necessária para ser um referencial de qualidade para a profissão de fisioterapia, e acrescentou: “Deve ser o ponto de partida para uma nova caminhada que possibilite crescimento intelectual, profissional e humano”.

A vice-presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Coffito, Dra Ana Cristhina Brasil, agradeceu o convite para participar do Congresso e destacou as ações da Comissão Parlamentar do Coffito em favor das categorias. “Existe um equilíbrio nas questões da fisioterapia, mas é preciso manter a vigilância permanente para evitar a perda da autonomia”, afirmou. A vice-presidente também fez um apelo, em nome do Coffito, a todos os profissionais e acadêmicos, para que intercedam pela profissão quando tiverem acesso a vereadores, deputados e demais autoridades dos estados e municípios. A Dra. Ana Cristhina falou ainda da grande probabilidade de aprovação da Portaria 853, que busca implantar a osteopatia, quiropraxia e eqüoterapia no Sistema Único de Saúde. Ao elogiar os trabalho das lideranças que defendem os interesses da categoria, concluiu: “Se tivermos uma fisioterapia forte, a saúde suplementar vai acompanhar essa tendência".

Para o presidente do Crefito 11, Dr. Eduardo Ravagni, é notável a diferença em relação ao crescimento do número de participantes do Congresso, a cada ano que passa. “É resultado de um esforço em conjunto, onde a preocupação não é apenas com o conhecimento, mas em sustentar o respeito e a autonomia que a profissão merece. Somos todos povo, então, estamos lutando pela saúde de todos nós", finalizou.

A presidente educacional do Crefito 11, e coordenadora multiprofissional de reabilitação do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, Dra. Divaina Alves Batista, disse que o crescimento da profissão no estado de Goiás se deve muito à multiplicação de cursos universitários e que o CRER atua como uma mola propulsora da profissão, expandindo-se além das fronteiras do Estado. Dra. Divaina falou ainda da necessidade crescente de capacitação dos profissionais e acadêmicos e que o III Congresso Goiano de Fisioterapia é uma grande oportunidade para esse crescimento profissional.

Em seguida, o presidente do Crefito 11, Dr. Eduardo Ravagne, apresentou a palestra "Quebra de paradigmas e novas perspectivas para a Fisioterapia".

 

Composição da Mesa de Abertura do III Congresso Goiano de Fisioterapia

Centro de Convenções  – Castros Park Hotel

 

·     Marcelo Nishi, presidente do III Congresso Goiano de Fisioterapia

·      Ana Cristhina Oliveira Brasil, Vice-presidente do Coffito

·      Eduardo Ravagne, Presidente do Crefito 11

·      Simone Floriano Lemos, vice-presidente da Sobrafisa/Goiás

·      Meire Ribeiro, representando a Unievangélica

·      Divaina Alves Batista , presidente educacional do Crefito 11 e coordenadora multiprofissional de reabilitação do CRER.

 

Fonte: Agência Coffito