21 de maio de 2007

Pautar Brasil: começa em Brasília o evento oficial das profissões

O poder e a responsabilidade das profissões. Esse foi o tom de abertura do Pautar Brasil, que começou nesta segunda-feira, 21, em Brasília. É o início da ação conjunta dos Conselhos Federais para o desenvolvimento do país. Definido como o “evento oficial das profissões”, o Pautar Brasil tem como objetivo apresentar os projetos que os Conselhos Federais têm para o país e promover o debate entre as diversas áreas de interesse, em eventos técnicos.

Os Conselhos participantes do evento querem esclarecer à sociedade e aos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, qual é o verdadeiro papel e que contribuição os Conselhos podem dar à sociedade brasileira. A abertura do evento contou com a presença de representantes de 13 Conselhos Federais, do coordenador do Fórum dos Conselhos Federais, o chamado Conselhão, Dr. Euclides Poubel e Silva, que também é presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Coffito. Esteve presente também o ministro do Tribunal de Contas da União – TCU, Augusto Nardes, o presidente do Instituto Brasileiro de  Desenvolvimento Econômico e Social – Ibdes, Heitor Kuser  e o coordenador técnico do evento, Jenner de Moraes.

"Este evento vem ao encontro das percepções que temos da necessidade de aperfeiçoar nossas relações. Começamos hoje a demonstrar para a sociedade nossas verdadeiras ações" disse Dr. Euclides Poubel ao declarar aberto oficialmente o evento.

O presidente do Coffito lembrou ainda da contribuição do presidente do Conselho Federal de Economia, Dr. Synésio Batista que, no momento em que o Dr. Euclides assumiu a função de coordenador do Conselhão, pediu o empenho para investir numa relação entre os conselhos federais, traçando um novo rumo para a sua atuação. “Esse é o nosso objetivo desde que assumimos a coordenação do Fórum”, afirmou Dr. Euclides.

O presidente do IBDES, Heitor Kuser, registrou e agradeceu a confiança recebida para realização do evento e reconheceu todo o esforço e empenho do coordenador técnico do Pautar Brasil, Jenner de Moraes. "Estamos convencidos de que a ação positiva dos Conselhos para o desenvolvimento social passa cada vez mais pela profissionalização", concluiu.

Para o ministro do TCU, Augusto Nardes, um dos grandes desafios do país é regulamentar os trabalhadores informais. Para isso, segundo ele, é necessário melhorar a organização e o planejamento dos profissionais, ação que pode nascer a partir do Pautar Brasil. "Aos profissionais cabe a responsabilidade de discutir o Brasil, isto significa auxiliar os trabalhadores a uma ação mais ética e organizada", afirmou Nardes.  

Projetos para o Brasil

A apresentação de projetos começou com o projeto do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas. O projeto seria o documento único dos Conselhos,  consolidando a união das suas ações. "Este será o catalisador das ações profissionais dos Conselhos", afirmou o Dr. Euclides Poubel, que como presidente do Conselhão apresentou as informações desse projeto aos participantes. “É um documento que mostrará a articulação política e profissional que dará visibilidade a essas profissões".  Segundo ele, em certos momentos pode-se notar que a sociedade  não percebe onde  os conselhos podem contribuir para o país. Lembrou também do papel dos Conselhos Regionais neste processo. "Nossas profissões organizadas podem contribuir com o desenvolvimento social", finalizou o coordenador do Conselhão.  

O segundo Conselho a apresentar seus projetos foi o de Administração, através de seu presidente, Roberto Carvalho Cardoso. Ele fez um breve resgate histórico da profissão nesses 41 anos, e lembrou que em 2005 já eram 2.679 cursos de administração em todo o país. Segundo ele, 15% dos acadêmicos no Brasil são estudantes desta área. Entre os projetos apresentados estão uma pareceria com o Sebrae para formação de pequenas empresas, e outro um ciclo de debates e palestras sobre o tema para formação dos profissionais.

Os projetos do Conselho Federal de Contabilidade foram apresentados pela vice-presidente, Drª. Silvia Mara Cavalcanti. Entre as ações desse Conselho estão a preocupação com ações sociais, culturais e ambientais.  Entre elas o voluntariado, o processo de coleta seletiva para separação dos resíduos sólidos no ambiente do Conselho e exposições de arte para proporcionar lazer aos servidores da instituição.

O Conselho Federal de Economia fez um chamamento aos presentes para a preocupação com questões sociais como o trabalho infantil, por exemplo. O presidente Synésio Batista, falou da necessidade dos Conselhos em construir um projeto para o Brasil. "Faz 25 anos que o Brasil não tem crescimento econômico. E para que haja crescimento econômico e redução destas desigualdades, é necessário que terminemos com nossas desavenças e possamos unir nossas forças encontrando uma forma de propor ações integradoras”, disse.

A última apresentação da manhã foi do representante do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Luiz Carlos Correa. Entre os projetos desse Conselho está o  Pensar o Brasil e Construir o Futuro da Nação. Trata-se de um conjunto de estudos e documentos que devem balizar e instrumentar a inserção do Sistema na construção de uma visão abrangente e objetiva a respeito de um projeto de desenvolvimento sustentado e sustentável do Brasil.

Confira os Conselhos que apresentam os projetos no Pautar Brasil e acompanhe as próximas matérias, projetos e ações do evento:

1.      Dr. José Euclides Poubel e Silva
Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas;

2.      Dr. Roberto Carvalho Cardoso
Conselho Federal de Administração – CFA;

3.      Dra. Virginia Ana Zimmerman
Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB;

 4.      Dra. Maria Clara Cavalcante Bugarim
Conselho Federal Contabilidade – CFC;

 5.      Dr. João Teodoro da Silva
Conselho Federal dos Corretores de Imóveis – COFECI;

 6.      Dr. Synésio Batista da Costa
Conselho Federal de Economia – COFECON;

 7.      Dr. Luiz Carlos Correa Soares
Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA;

 8.      Dr. Jaldo de Souza Santos
Conselho Federal de Farmácia – CFF;

 9.      Dr. José Euclides Poubel e Silva
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFITTO;

 10.  Dra. Maria Thereza Mendonça C. de Rezende
Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa;

 11.  Dr. Edson de Oliveira Andrade
Conselho Federal de Medicina – CFM;

12.  Dr. Celso Bittencourt dos Anjos
Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV;

13.  Dr. Miguel Álvaro Santiago Nobre
Conselho Federal de Odontologia – CFO;

 14.  Dr. Manoel Affonso Mendes de Farias Mello
Conselho Federal de Representantes Comerciais – CONFERE;

 15.  Dra. Valdelice Teodoro
Conselho Federal dos Técnicos em Radiologia – CONTER.

 Agência Coffito