23 de maio de 2007

Ministro do Trabalho participa de encerramento do Pautar Brasil

O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou na noite desta terça-feira, 22, do encerramento do Pautar Brasil, em Brasília. O evento, que começou na segunda-feira, teve como objetivo analisar e unificar a ação dos Conselhos Federais identificando problemas e comuns e aspectos da sua imagem em relação à sociedade.

“Poucos brasileiros se organizam para pensar o Brasil. É um grande desafio discutir o país, porém, vocês já pensaram na força que todos vocês tem? Questionou o ministro na solenidade de encerramento do evento. O ministro incentivou os profissionais presentes a vencerem esse desafio entre profissionais e sociedade. E ressaltou que é importante nesta relação é preservação dos valores éticos que exige cada profissão.

O coordenador do Conselhão e presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Dr. Euclides Poubel e Silva, considerou um momento muito especial o encerramento do Pautar Brasil pela presença do Ministro, que reforça o apoio do governo às profissões do país, além das representações dos 27 Conselhos federais e 84 profissões registradas.

Para o ministro Carlos Lupi é inaceitável conformar-se que por incompreensão. Muitas vezes os profissionais desistem de contribuírem porque são incompreendidos. “Exercitando o debate é possível traçar um processo de amadurecimento na população. Isto é o que vocês estão fazendo aqui. É uma bela iniciativa”, concluiu Lupi.

De acordo com o Dr. Euclides, o resultado do evento é positivo. “Foi surpreendente. Vimos empolgação nas propostas, nos debates. O sucesso do primeiro Pautar Brasil mostra que estamos no caminho certo de buscar mais integração entres os Conselhos Federais e mostrar os projetos que temos para o desenvolvimento do país.

O documento final do Pautar Brasil, aprovado pelos presentes poderá fazer com que haja uma compreensão dos serviços executados, partindo de um controle e de uma fiscalização dos Conselhos. Nesse documento consta como será a organização do Conselhão a partir de agora, com itens e comissões pontuais na execução de tarefas.

Dr. Euclides agradeceu também ao presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social – IBDES, Heitor Kuser, responsável pela organização do evento. Também parabenizou o empenho de Jenner de Moraes, coordenador técnico do Pautar Brasil. Kuser agradeceu a participação dos presentes, dedicando o sucesso do Pautar Brasil ao coordenador técnico Jenner de Moraes. “Estamos absolutamente convencidos de que o desenvolvimento do país passa pelas profissões  e é isso que fizemos aqui”, disse Kuser.

Os presentes assinaram também uma moção de apoio à aprovação da Emenda Constitucional 29, de 2000. Essa emenda define os percentuais mínimos de aplicação em ações e serviços públicos de saúde e estabelece regras para o período de 2000 a 2004.