25 de maio de 2007

Ministro convoca setor privado para aumentar produção de remédios no país

Rio de Janeiro – O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu hoje (25) que o setor privado assuma "seu papel fundamental" na produção de remédios no país. Nesse sentido, acrescentou, o ministério pretende incentivar a expansão das atividades do setor.

 

"Possuímos 17 laboratórios estatais de produção de medicamentos, que cumprem um papel importante sob o ponto de vista político de regulação do mercado, mas queremos que o empresariado assuma o papel fundamental que tem nesta área".

 

Ao comentar o Programa de Planejamento Familiar brasileiro, a ser lançado na próxima segunda-feira (28), o ministro afirmou que a questão do aborto não será abordada no projeto.

 

"A decisão sobre o aborto está remetida ao Congresso Nacional. É lá que a discussão vai se dar", ponderou. "Mas isso tem que ser debatido dentro de uma política de planejamento familiar. O papel do ministério será o de colocar na rua uma série de medidas pra qualificar e aperfeiçoar o acesso da população à informação e aos métodos anticoncepcionais".

 

Segundo ele, o programa será composto por uma política abrangente de atenção à saúde da mulher e da criança, o que envolve ações em educação, informação, acesso a métodos anticoncepcionais, além do bom atendimento ao pré-natal e ao parto.

 

O ministro participou nesta tarde da cerimônia de premiação da 3º Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, realizada durante as comemorações do aniversário de 107 anos da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Brasil