14 de junho de 2007

Encontro no Maranhão discute políticas para a Terapia Ocupacional

Teve início ontem, 13, no auditório da Faculdade Atenas Maranhense – FAMA, o I Encontro Estadual de Terapeutas Ocupacionais do Maranhão com o tema “Os desafios e as perspectivas das políticas de gestão em saúde”. O evento é realizado pela ONG Juventude sem Fronteiras, por meio do seu Núcleo de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Crefito 12.

 

  

O I Seminário de Terapeutas Ocupacionais do Maranhão contou ainda com a presença da Drª Maria Lívia Carvalho Garbi, terapeuta ocupacional e diretora-tesoureira do Coffito, e da Drª Tonya Penna de Carvalho, terapeuta ocupacional e vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito).

 

De acordo com o assessor técnico do Coffito, o terapeuta ocupacional Dr. Denílson Magalhães, o seminário tem valor histórico para a trajetória dos terapeutas ocupacionais do Maranhão e de todo o país.”A categoria está buscando preencher uma lacuna existente no que se refere ao reconhecimento social da profissão”, reforça.

Na programação do Encontro, que segue até o dia 16, haverá mesas redondas sobre políticas para a Terapia Ocupacional e relatos de experiências de profissionais formados nas faculdades de São Luís. No último dia do evento, será assinado o protocolo das leis para a criação dos dias estadual e municipal do terapeuta ocupacional, iniciativa de parlamentares do Maranhão. 

 

 

 

Agência Coffito

A Dra. Ana Cristhina de Oliveira Brasil, vice-presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Coffito, representou o presidente do Conselho, Dr. Euclides Poubel. Ela falou sobre a XII Conferência Nacional de Saúde, seus resultados e perspectivas para a Terapia Ocupacional. Participou também, da noite de abertura, o membro da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde, Dr. Arthur Custódio Moreira de Sousa. Sousa é presidente do Movimento da Hanseníase (MOHAN).