18 de junho de 2007

Fisio e TO: governo quer incluir especialidades na cobertura dos planos de saúde

Para conhecer "as demandas genuínas dos protagonistas para balizar suas decisões, a ANS disponibiliza as Consultas Públicas para comentários e sugestões dos interessados".
 
 
A Consulta Pública 27, realizada entre 15/6/2007 a 15/7/2007, atualiza o Rol de Procedimentos que constitui a referência básica para cobertura assistencial nos planos privados de assistência à saúde, contratados a partir de 1º de janeiro de 1999, fixa as diretrizes de Atenção à Saúde e dá outras providências.

A matéria publicada no Diário de São Paulo no último final de semana traz  uma entrevista com a especialista em saúde suplmentar da ANS, Marta Oliveira. Na matéria você confere que a nova lista de procedimentos elaborada pela ANS prevê que o conveniado tenha direito a ir ao fisioterapeuta e terapeuta ocupacional pelo convênio.
 
 
Confira abaixo a íntegra da reportagem. E para participar da discussão e ter acesso ás informações completas, clique aqui.

 
Diário de SP – Os conveniados com planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999 poderão fazer terapia, fonoaudiologia, vasectomia, laqueadura, ir ao nutricionista e implantar o DIU (Dispositivo Intra-Uterino) pagos pelo convênio médico. Pelo menos é o que pretende a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
 
O Governo quer modificar a lista de procedimentos cobertos pelos planos de saúde e ampliar a cobertura dos conveniados. As propostas estão em consulta pública no site da ANS, que quer saber a opinião dos consumidores, órgãos de defesa do consumidor e das operadoras sobre as mudanças.
 
Essas propostas foram feitas com base nas políticas públicas desenvolvidas pelo Governo federal e nos avanços na medicina. É uma determinação legal -afirma Marta Oliveira, especialista em saúde suplementar da Agência.
 
Hoje, os planos de saúde cobrem 2.928 procedimentos. A nova lista deverá ter 2.895. – Essa redução não significa menos cobertura, mas, sim, mudanças nos procedimentos. Isso porque alguns exames e materiais estão ultrapassados e não são mais usados. Eles serão retirados do rol de procedimentos.
 
 
Fisioterapia e cirurgias
 
A nova lista de procedimentos elaborada pela ANS também prevê que o conveniado tenha direito a ir ao fisioterapeuta e terapeuta ocupacional pelo convênio. -Também ampliamos a cobertura para as cirurgias sem corte – ou vídeolaparoscópicas – como a retirada do apêndice e da vesícula biliar, explica Marta.
Míopes e hipermetropes serão outros beneficiados pelas mudanças nas regras. Com os novos procedimentos, os conveniados poderão corrigir a miopia a partir dos três graus.
Hoje, o convênio só cobre a cirurgia para pacientes com mais de sete graus de miopia. Quem tem hipermetropia poderá fazer a cirurgia se tiver até seis graus – com ou sem astigmatismo. Atualmente, esse procedimento sequer é pago pelo convênio médico. Segundo Marta, da ANS, a consulta sobre os procedimentos ficarão disponíveis por 30 dias.
 
-Esperamos que todos os conveniados colaborem. Queremos ouvir sugestões.
 
 
Para participar, é preciso entrar no site da ANS (www.ans.gov.br). No link "Transparência", o conveniado deve procurar pelo item consultas públicas. Os novos procedimentos estão no primeiro item: a consulta número 27. Para participar, é preciso informar o nome, e-mail e CPF.
 
 
No próximo mês, todo o conteúdo sugerido será analisado pelos técnicos da ANS.
-O material será base para mudar os procedimentos. Esperamos publicar o novo regulamento ainda este ano. Mas não temos prazo para fazer isso, dependerá do número de sugestões.
 
 
 
Fonte: O Globo e Diário de SP (por Maria Fernanda Blaser) / ANS / Agência Coffito