10 de agosto de 2022

COFFITO e CREFITO-14 defendem abertura de curso de Terapia Ocupacional no Piauí, em audiência da ALEPI

Entidades argumentaram importância da profissão e relevância social para disponibilização de curso na Universidade Federal do Piauí

O COFFITO e o CREFITO-14 participaram da audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí  (ALEP), no dia 8 de agosto, para debater a criação do curso de Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Piauí (@ufpi). O requerimento é de autoria do Deputado Fábio Novo (PT) e destaca a importância dos terapeutas ocupacionais no estado do Piauí. 

Participaram da audiência o presidente do Conselho, Dr. Rodrigo Amorim; a vice-presidente do Conselho, Dra. Haberlandy Rego; o vice-reitor da UFPI, Prof. Viriato Campelo; a vice-presidente do COFFITO, Dra. Ana Carla Nogueira; o deputado Fábio Novo; Prof. Arquimedes Cavalcante, diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPI;  e a Profa. Dionis Machado, presidente da Comissão Elaboradora do PPC do curso.

Incentivar a abertura de cursos de Terapia Ocupacional no Brasil é um tema de suma importância para o COFFITO que, nos últimos anos, junto ao Sistema COFFITO/CREFTOs tem participado de encontros com legisladores e representantes de instituições de ensino. 

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), que tem como premissa manter o compromisso com a formação e o bem-estar da sociedade piauiense, houve um avanço com as tratativas de implantação do curso de Terapia Ocupacional. 

No Piauí, estão registrados cerca de 120 profissionais para dar atendimento a uma população estimada em 3.289.290 milhões, havendo uma proporção de profissionais/pacientes infinitamente aquém do recomendado pela OMS.