25 de junho de 2007

Carta do Maranhão: compromisso coletivo para o acesso de Terapia Ocupacional aos cidadãos

“Concluímos esta Carta do Maranhão – que representa o compromisso com as políticas públicas, com o sistema único de saúde e com a organização da classe dos Terapeutas ocupacionais que anseiam e reivindicam a contrapartida dos gestores públicos – assumindo esse compromisso coletivo, com ações políticas que garantam o acesso de Terapia Ocupacional aos cidadãos maranhenses”. Esse é o trecho final da Carta do Maranhão, encaminhada nesta segunda-feira (25) à Agência Coffito e resultado do I Encontro Estadual de Terapeutas Ocupacionais do Maranhão – EETOMA, realizado de 13 a 16/6/07 na cidade de São Luís, no Maranhão.

Realizado pela ONG Juventude Sem Fronteiras, presidida pela terapeuta ocupacional Dra Cláudia Damasceno, em parceria com a Delegacia do Crefito 12, no Maranhão, e sob a coordenação da Dr.ª Creuza Lázaro, o I EETOMA foi um marco na história da terapia ocupacional do Maranhão, e a coordenação do evento avisa: “não medirá esforços em buscar todos os espaços que foram e os que tornar-se-ão abertos para a visibilidade da terapia ocupacional”.

A vice-presidente do Coffito, Dr.ª Ana Cristhina de Oliveira Brasil, proferiu a palestra magna com o tema “XII Conferência Nacional de Saúde: Resultados e Perspectivas para a Terapia Ocupacional”, na qual abordou os pontos fundamentais para o fortalecimento da identidade profissional e crescimento da categoria de Terapia Ocupacional. 

Durante a palestra, a Dr.ª Ana Cristhina destacou tópicos do Relatório Final da XII CNS que dizem respeito especificamente à Terapia Ocupacional e à necessidade de formação de equipes multiprofissionais, indispensáveis para a implementação da Política Nacional de Saúde que visa a atenção integral à saúde da população, com ênfase na estratégia e Programa de Saúde da Família (PSF).
Debates

A discussão nas mesas redondas incluíram: – a identidade política da terapia ocupacional; – o papel da academia junto ao mercado de trabalho para terapeutas ocupacionais; – processo de sindicalização; – terapeutas ocupacionais e os desafios nas políticas de saúde, além de contar com relatos de experiências de 12 profissionais terapeutas ocupacionais que atuam em áreas variadas de assistência, em diversos municípios do Maranhão.

Também foram convidados a proferirem palestras o membro da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e presidente do Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, Artur Moreira de Sousa e a terapeuta ocupacional, diretora-tesoureira do Coffito, Dra Maria Lívia Carvalho Garbi Holsbach. Também participaram o assessor técnico do Coffito, Dr. Denilson Magalhães; a vice-presidente do Crefito 12, Dra. Tonya Penna de Carvalho Pinheiro de Souza e a presidente do Crefito 1, Dra Luziana Carvalho de Albuquerque Maranhão.

Diversas autoridades locais e regionais também participaram do Encontro. Ao final do evento, a Dra Creuza Lázaro fez a leitura da Carta do Maranhão, dirigida às autoridades políticas presentes, reafirmando que a entrega do documento será feita oficialmente, de acordo com a tramitação legal necessária.

Logo depois foram entregues os troféus “Amigos da Terapia Ocupacional”. De acordo com a coordenação do evento, o I EETOMA possibilitou ainda mais a proximidade dos profissionais e estudantes, com as representações da Terapia Ocupacional em âmbitos nacional e regional: Coffito e Crefito-12, fazendo ver a disponibilidade dos Conselhos em buscar a valorização profissional dos terapeutas ocupacionais que representam.

Agência Coffito

Com informações do Dr. Denílson Magalhães (assessor técnico do Coffito) 

Fotos: Crefito 12