28 de abril de 2023

CAP em ação!

Nesta semana, a Comissão de Assuntos Parlamentares e o Congresso Nacional discutiram questões bastante relevantes para a área da saúde e para a população em geral. A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional estiveram presente em todas as discussões.

Continua a todo vapor a tramitação do PL do piso salarial de R$4.800,00 em benefício dos Fisioterapeutas e Terapeutas ocupacionais, sob a relatoria da Deputada Federal e Fisioterapeuta Iza Arruda.
Um dos destaques das últimas reuniões foi a oferta de cursos EAD, modalidade que tem se expandido nos últimos anos. Porém, é muito importante que a formação na área da saúde seja discutida cuidadosamente, pois a modalidade à distância pode apresentar limitações na formação prática e supervisão clínica dos alunos. Em vista disso, o COFFITO tem atuado ativamente no intuito de garantir a excelência na formação de seus profissionais.
Por fim, discutiu-se acerca da permanência de Fisioterapeutas nas Maternidades públicas e privadas. A atuação dos profissionais pode favorecer o parto natural, abreviar o tempo de internação pós-parto e auxiliar na recuperação da mãe e do bebê.
Há total envolvimento da CAP nas questões relacionadas à Fisioterapia, trabalhando em busca de decisões benéficas a todos os envolvidos.