4 de maio de 2023

Vitória – CAP tira de pauta o PL. 114/2015. A Quiropraxia é uma especialidade do Fisioterapeuta

Em uma semana bastante cheia, como é de costume, a Comissão de Assuntos Parlamentares, CAP, obteve um feito significativo para os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, a luta é de todos.

O COFFITO sempre contará com o empenho de seus Conselheiros, os quais, determinados, conseguiram tirar de pauta o PL. 114/2015,com o apoio da Deputada Iza Arruda e Alice Portugal, que juntas ao relator, Deputado Pedro Uczai, conseguiram levar o Projeto de Lei para uma Audiência Pública. Com muita responsabilidade social e pensando na saúde da população brasileira, o Sistema COFFITO/CREFITOs lutará até o fim para que a Quiropraxia continue sendo uma Especialidade Profissional do Fisioterapeuta.
A Quiropraxia é uma especialidade que requer embasamento científico e habilidade técnica para ser aplicada com segurança e eficácia. Os Fisioterapeutas com Especialidade em Quiropraxia são os profissionais devidamente capacitados e habilitados para executar as manipulações vertebrais e articulares de forma segura.
Essa Especialidade é privativa da Fisioterapia no Brasil, e seu reconhecimento foi estabelecido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, COFFITO, por meio da Resolução nº 220/2001. Decisões judiciais têm reafirmado essa legitimidade ao longo dos anos de exercício profissional
Não se pode banalizar uma Especialidade tão necessária submetendo-a, à livre formação, distante de um Conselho Federal com responsabilidades sociais e de fiscalização. Sem controle, acompanhamento e sem responsabilidade profissional, a quem recorreria uma pessoa vítima de um procedimento incorreto e suas sequelas? Não basta criar cursos, há que se ter o mínimo de conhecimento das necessidades da saúde da população brasileira e o COFFITO e seus Fisioterapeutas conhecem bem essas necessidades e desenvolvem um fantástico trabalho, com excelência, aos que da Especialidade Profissional em Quiropraxia necessitam. O COFFITO participará da audiência pública onde poderá expor suas preocupações aos parlamentares sobre o projeto.