10 de julho de 2007

Coffito homenageia fisioterapeutas do Pan 2007 em cerimônia na Vila Pan-americana

Rio, 10/07 – Ainda faltam três dias para a abertura dos XV Jogos Pan-americanos Rio-2007 e na Vila Pan-americana, construída na Barra da Tijuca, já se pode sentir toda a ansiedade e integração dos atletas dos 42 paises que participarão dos 16 dias de competição. No pavilhão de eventos da Vila, atletas, equipes técnicas, jornalistas e visitantes deram as boas vindas aos atletas que já chegaram para a competição.

Uma solenidade organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, na tarde desta terça-feira (10), deu as boas vindas ao atletas que já se preparam para a competição que contará com 41 modalidades. O prefeito da Vila Pan-americana, Paulo Roberto Laranjeira, saudou os competidores ressaltando a qualidade de infra-estrutura do local, construído para abrigar cerca de 8 mil pessoas entre atletas, organizadores e visitantes.

O chefe de missão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcus Vinícius Freire, entregou ao prefeito o uniforme da delegação brasileira. Marcus Vinicius comparou a estrutura da Vila Pan-amerciana a de uma Vila Olímpica. Ao som do Hino Nacional, a bandeira do Brasil foi hasteada pelo ministro do Esporte, Orlando Silva Jr.

Depois da saudação aos atletas, foi a vez da homenagem aos profissionais da fisioterapia. A equipe chefiada pelo fisioterapeuta Henrique Jorge Jatobá Barreto está desde o dia 3 na Vila Pan-americana e conta com 17 fisioterapeutas. Cinco deles integram o COB e os outros 12 compõem confederações de fisioterapia de todo o país. Os atletas presentes na cerimônia organizada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Coffito elogiaram a homenagem prestada pelo conselho aos profissionais.

“Esses profissionais merecem todo o nosso reconhecimento. O mais importante nesta relação é o tratamento que nós recebemos, independente de sermos atletas conhecidos ou não, a dedicação deles é a mesma”, declara Ana Gabriela Steinhauser, que integra a equipe de hóquei sobre grama. Ela conta que muitas das atletas da equipe estão recebendo atendimento dos fisioterapeutas. A equipe está desde o dia último dia 5 na Vila.

O presidente do Coffito, Dr. Euclides Poubel foi à Vila Pan-americana para prestigiar os profissionais da área. Para ele, os profissionais merecem o respeito e a admiração não somente do Conselho, mas de toda a sociedade. “A fisioterapia esportiva tem crescido muito e é mais uma comprovação da importância de termos profissionais registrados, qualificados, e que desempenham um excelente trabalho”, afirmou.

O Coffito entregou a cada fisioterapeuta integrante da equipe, um troféu como reconhecimento ao trabalho incansável e imprescindível em competições como essa. O presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), Eduardo Mário Mederdrut, parabenizou a iniciativa do Conselho. “É importante para os profissionais, para o esporte e para a sociedade, que tenhamos reconhecimentos como esses”, afirmou. E a opinião de Mederdrut não foi solitária. As centenas de pessoas, entre elas os atletas da Delegação Brasileira, aproveitaram a ocasião para homenagear e parabenizar os fisioterapeutas.

Depois da homenagem, o presidente do Coffito, acompanhado do presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), Eduardo Mário Mederdrut, visitaram as instalações da Vila Pan-americana e os locais onde os fisioterapeutas já estão atendendo os atletas.

Chefe da fisioterapia do COB mostra Vila Pan-americana ao presidente do Coffito

A visita foi guiada pelo chefe dos profissionais da Delegação Brasileira, Dr. Henrique Jatobá. Ele começou na fisioterapia em meados de 1991, época que jogava basquete em times como Fluminense e Botafogo. A paixão por anatomia humana fez com que ele abdicasse do esporte para cursar fisioterapia. Ele se formou em 1995. Em 2002, quando o time de futebol do Botafogo voltou à primeira divisão, ele foi trabalhar como fisioterapeuta do time chefiado por Bebeto de Freitas.

Hoje, além das tarefas no Comitê Olímpico e as missões como os XV Jogos Panamericanos Rio 2007, ele é docente do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (RJ).

Em 2000, Jatobá foi convidado pelo chefe da fisioterapia da delegação brasileira Dr. José Roberto Prado Júnior, para compor a delegação nos jogos olímpicos de Sidney na Austrália. Convite que, segundo ele, “causou grande emoção”. Depois disso, ele permaneceu na delegação e participou dos Jogos Sul-americianos no Rio de Janeiro em 2002; dos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, na República Dominacana, em 2003; e nas olimpíadas em Atenas, na Grécia, em 2004.

A abertura dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 será na próxima sexta-feira (13) e está confirmada a presença de 5662 atletas. Mais informações no site oficial do evento www.rio2007.org.br.

Agência Coffito