11 de agosto de 2023

O COFFITO, atento e participativo, acompanha de perto as iniciativas legislativas que impactam a saúde da população.

A Câmara dos deputados aprovou, recentemente, a criação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no SUS. O Projeto de Lei 2952/2022 seguiu para apreciação do Plenário, no regime de prioridade, e conta com a sua colaboração. Vote “CONCORDO TOTALMENTE”!
O PL trata de uma abordagem completa ao tratamento dessa doença que, infelizmente, acomete milhares de pessoas.

A proposta inclui a prevenção ao câncer, a detecção precoce e o tratamento. Para isso, disporá de uma equipe multidisciplinar, a qual contará com a atenção especializada de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

Segundo o texto, o tratamento para pacientes que precisarem de reabilitação, no caso de ficarem com sequelas ou limitações decorrentes do câncer, terá entre seus propósitos a diminuição, eliminação ou controle de perdas funcionais, a garantia de acesso oportuno a procedimentos clínicos ou cirúrgicos de correção de sequelas ou mutilações, e o início precoce das medidas de pré-reabilitação e de reabilitação.

A Fisioterapia, nesse contexto, oferece intervenções que buscam melhorar a mobilidade dos pacientes e minimizar dores; a terapia ocupacional, por sua vez, concentra-se em permitir a retomada da independência nas atividades do dia a dia, mesmo diante de desafios físicos ou emocionais, ou seja, são áreas da saúde fundamentais para a recuperação plena dos pacientes.

ENQUETE DO PL 2952/2022