17 de março de 2024

21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down. Confira como a Terapia Ocupacional auxilia na independência dessas vidas.

O COFFITO, em consonância com uma gestão sólida e dedicada, reafirma seu compromisso em promover políticas inclusivas e acolher a diversidade. Reconhecendo que as vidas das pessoas com Síndrome de Down devem ser celebradas.

A expectativa de vida das pessoas com Trissomia 21 tem crescido devido aos avanços na ciência e nos tratamentos disponíveis. É satisfatório observar que hoje em dia muitos adultos com Síndrome de Down desfrutam de independência, participam ativamente no mercado de trabalho, estabelecem famílias, prosseguem com seus estudos, praticam esportes, possuem habilitação para dirigir e desfrutam de momentos de lazer.

Neste contexto, é imprescindível destacar o papel fundamental da Terapia Ocupacional, que aborda a Atividade Humana como um processo criativo, expressivo, evolutivo e produtivo, reconhecendo o ser humano como um agente ativo que interfere no seu cotidiano, visando aprimorar suas funções práticas.

Em outras palavras, o Terapeuta Ocupacional aprimora a qualidade de vida de diversas pessoas, incluindo aquelas com síndrome de Down, pois oferece intervenções que as ajudam a realizar uma variedade de atividades diárias. Isso inclui desde tarefas básicas como escovar os dentes e vestir-se, até atividades mais complexas como trabalho, estudo, prática esportiva, dança, pintura e participação em atividades sociais.

COFFITO, sempre de mãos dadas com inclusão social e com a excelência da Terapia Ocupacional, promovendo avanço e a qualidade de vida para todos.