23 de agosto de 2007

I Conafisc reúne mais de 300 profissionais de todo o país

Brasília, 23 de agosto. Começa o I Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva – Conafisc, o primeiro evento nacional que aborda a questão da fisioterapia na atenção básica. Com mais de 300 inscritos, a solenidade de abertura começou às 14h no Hotel San Marco, sob o olhar orgulhoso de profissionais que viram todas as expectativas serem superadas. Já na abertura, o presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Coffito, Dr. Euclides Poubel, reafirmou a importância do trabalho em equipe. "O sonho, a estratégia de planejamento e a execução deste evento foram traçados coletivamente, e vocês são os próximos responsáveis por influenciarem e implementarem as estratégias traçadas aqui, também de forma coletiva”, disse aos participantes.

 

Esforço coletivo. Esse foi o tom do pronunciamento do presidente do Coffito. "Este evento, desde o seu planejamento, não teve influência política nenhuma; por essa razão as práticas definidas aqui têm todo o respaldo dos profissionais da área", afirmou o Dr. Euclides.

 

O Conafisc quer, em sua primeira edição, mostrar aos profissionais e estudantes da área a importância do fisioterapeuta no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a diretora-secretária do Coffito, Dra. Franscisca Rêgo de Araújo, esse é um momento ímpar para a fisioterapia. "Superou nossas expectativas. Entendemos que, acima de tudo, com este evento começaremos a promover uma assistência de forma mais universal e equânime, respeitando e atendendo melhor aos princípios do Sistema Único de Saúde".  Para o Coffito, a preocupação com o aspecto social é imprescindível. “Queremos aproximar o trabalho da fisioterapia da sociedade que depende do Sistema Único de Saúde", concluiu o presidente Dr. Euclides.

 

MOSTRA

 

Durante o Congresso ocorre também a I Mostra Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva. Serão apresentados duzentos trabalhos científicos, que abordam temas como fisioterapia no programa Saúde da Família, inserção da fisioterapia na saúde coletiva e estudos de caso sobre fisioterapia em grupos de diferentes comunidades.

A I Mostra é um espaço que a gente pensou para apresentar trabalhos e práticas nesta área, mostrando como realmente tem se trabalhado a fisioterapia, abordando os eixos que designamos para as áreas temáticas dentro do Congresso”, afirma a Dra. Francisca.

 

Realizado pelo Coffito, Abenfisio e Rede Fisio na Saúde, o I Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva reúne  profissionais de todo o país até o próximo sábado, no Hotel San Marco, em Brasília.

 

Agência Coffito

 

Leia também:

Conafisc tem mais de 300 inscritos

I Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva – Conafisc