18 de outubro de 2024

Audiência pública na Câmara vai discutir divisão do COFFITO em dois conselhos

O deputado federal Waldemar Oliveira, presidente da Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara, se comprometeu a realizar uma audiência pública para discutir a divisão do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). A ideia é criar dois conselhos: um apenas para a Fisioterapia e outro somente para a Terapia Ocupacional. O anúncio foi feito após reunião com integrantes do COFFITO na sede do órgão em Brasília, no dia 16 de outubro.

“Depois da reunião, a gente se comprometeu a chamar uma audiência pública na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara, para tentarmos sensibilizar o governo federal a realizar essa divisão dos conselhos em um conselho de fisioterapia e um conselho de terapia ocupacional. É um pleito de ambas as categorias e eu acho bastante justo, vamos brigar por isso”, disse o deputado.

Kelly Ranyelle Alves Araújo Diniz, coordenadora da Comissão de Ações Políticas (CAP) do COFFITO, agradeceu o empenho do deputado.

O sistema composto pelo COFFITO e pelos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITOs) foi criado por meio da Lei nº 6.316, de 1975. Para que haja a sua divisão, é preciso uma nova lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República.