20 de outubro de 2024

20/10 – Dia mundial e nacional da Osteoporose

É hora de cuidar do esqueleto

Você sabe o que é osteoporose? Em termos mais técnicos, é uma doença que leva à perda progressiva da massa óssea. Traduzindo: a osteoporose enfraquece os ossos e torna a pessoa mais suscetível às fraturas, sendo mais comum em idosos. Então vamos aproveitar o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, comemorado hoje, 20 de outubro, para conhecer melhor essa doença.

Em primeiro lugar, é bom ter uma dimensão do problema. Vamos ver alguns números divulgados pelo Ministério da Saúde. Metade das mulheres e 20% dos homens com 50 anos ou mais sofrerão uma fratura em razão da osteoporose ao longo da vida. Nos Estados Unidos, das pessoas que têm fratura de quadril, 5% morrem durante a internação hospitalar, 12% nos três meses subsequentes e 20% no ano seguinte. Uma pesquisa feita em hospitais públicos do Rio de Janeiro revelou que 23,6% das pessoas com fratura de fêmur, que é o osso da coxa, morrem em até três meses.

Já deu para ver que osteoporose pode ser grave. Além disso, com o avanço da doença, podem surgir sintomas como dor ou sensibilidade nos ossos, diminuição de estatura (sim, a pessoa pode ficar mais baixa!), dor na região lombar, dor no pescoço e postura encurvada.

Além da idade, há outros fatores que podem contribuir para uma pessoa ter osteoporose. Então fique atento:

  • doenças endócrinas, como diabetes ou hiperparatireoidismo;
  • deficiência de cálcio e vitamina D;
  • sedentarismo;
  • menopausa;
  • alimentação inadequada;
  • tabagismo;
  • anorexia nervosa;
  • alcoolismo;
  • uso de alguns tipos de medicamentos;
  • deficiência na produção de hormônios;
  • algumas doenças, como câncer, aids, artrite reumatoide, hemofilia, insuficiência renal e talassemia.

Com base nisso, já dá para imaginar algumas medidas de prevenção e cuidados que podem ser tomadas, não é mesmo? Segundo o Ministério da Saúde, ingerir cálcio, por meio do consumo de leite e derivados, e vitamina D, com banhos de sol, são algumas. Comer verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre e couve, também ajuda. Praticar atividades físicas regularmente fortalece os músculos e melhora o equilíbrio, evitando quedas. Mulheres que entraram na menopausa devem consultar um médico e, a partir de 45 anos, devem fazer um teste de densitometria óssea. E, claro, evitar álcool, cigarro e excesso de sal.

Também é importante tomar os medicamentos receitados para recuperar a massa óssea perdida e diminuir o risco de fraturas. Para evitar quedas, é bom manter uma iluminação adequada dos ambientes, retirar tapetes e outros objetos do chão e instalar barras de apoio no banheiro.

Não dá para garantir que uma pessoa, em especial mais velha, não vai ter problemas em razão da osteoporose, mas tem muita coisa que dá para fazer para tentar evitar.