12 de setembro de 2007

Para Temporão, SUS é o melhor plano de saúde

Na audiência pública desta quarta-feira, o ministro José Gomes Temporão disse que "o Sistema Único de Saúde (SUS) é o melhor plano de saúde do mercado, o mais completo e o mais igualitário". Segundo ele, compete à sociedade decidir que vai continuar a financiar o sistema. O ministro afirmou que o Brasil é o único país da América Latina e um dos únicos no mundo a contar com um banco de leite humano, por exemplo. Anualmente o SUS realiza, segundo Temporão, 300 milhões de consultas e representa a única opção de atendimento para cerca de 150 milhões de pessoas.

Mesmo a parte da população que conta com planos de saúde privados demanda serviços do sistema, segundo ele. O ministro lembrou que o SUS é o único a oferecer transplantes, tratamento para a Aids e medicamentos caros. "O governo de Goiás gasta R$ 3 milhões por mês com medicamentos, na maioria das vezes concedidos por meio de ações judiciais", afirmou.

Aliás, a "judicialização da saúde", conforme Temporão, é um dos fatores que desestabilizam o SUS. "Os recursos são finitos, não há como atender a uma demanda flutuante e imprevista. Além disso, muitos dos medicamentos exigidos não são sequer registrados no Brasil", destacou. De acordo com ele, a única maneira de solucionar o problema é por meio de uma lei que defina claramente quais procedimentos e medicamentos são cobertos pelo sistema.

Fonte: Agência Câmara