21 de setembro de 2007

Coffito participa da Conferência Estadual de Saúde em Santa Catarina

O Estado de Santa Catarina sedia nesta quinta (20) e sexta-feira (21) a etapa estadual preparatória para a 13ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece entre os dias 14 a 18 de novembro deste ano, em brasília. A vice-presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Coffito, Dra. Ana Cristhina de Oliveira Brasil, que em Brasília também coordena a Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), está presente no evento que reúne, até o momento, mais de mil participantes.
 
A etapa estadual da Conferência de Saúde ocorre no Centro Multiuso São José (SC). A programação da Conferência que tem como tema a “Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento”, conta com três eixos temáticos:
 
-Desafios para a efetivação do direito humano à Saúde no século XXI: Estado, sociedade e padrões de desenvolvimento;
 
-Políticas públicas para a Saúde e qualidade de vida: o SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde;
 
-A participação da sociedade na efetivação do direito humano à Saúde.
 
A vice-presidente do Coffito ressalta a importância dessa articulação entre as entidades ligadas à fisioterapia e a terapia ocupacional com as entidades de outras áreas da saúde. “É de extrema importância esta articulação dos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional com o Conselho Federal, além dessas Conferências Estaduais e também as ações de formação e mobilização. Isso possibilita a modificação e o acréscimo de novas propostas trazidas dos municípios, que serão votadas nesta Conferência e que inserem assuntos da fisioterapia e da terapia ocupacional”. Segundo ela, este debate permite um maior acesso e informações mais detalhadas dos serviços oferecidos pela categoria à população.
 
Ao final do evento, um relatório será encaminhado à Comissão Organizadora da 13ª Conferência Nacional de Saúde, que servirá de diretriz na formulação das Políticas Estadual e Nacional de Saúde.
 
Programação da Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina
 
20 DE SETEMBRO
 
8h – Inscrições e credenciamento
9h – Aprovação do regulamento da Conferência
10h – Debates em torno dos 3 eixos da 5ª Conferência Estadual de Saúde:
14h – Grupos temáticos: Desafios para a efetivação do direito humano à Saúde no século XXI: Estado, sociedade e padrões de desenvolvimento.
16h – Grupos temáticos: Políticas públicas para a Saúde e qualidade de vida: o SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde.
18h30min – Abertura oficial
19h – Palestra: “Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento” – Sociólogo Jorge Abrahão, Diretor de Políticas Sociais do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas de (IPEA – Brasília).
20h – Performance artística: Maricotinha
 
21 DE SETEMBRO
 
8h – Grupos temáticos – A participação da sociedade na efetivação do direito humano à Saúde.
10h30min – Plenária Final
13h – continuação da Plenária Final
16h – Eleição dos delegados para a 13ª Conferência Nacional de Saúde
17h – Encerramento
 
Agëncia Coffito

Leia também

Começa em Santa Catarina  5ª Conferência Estadual de Saúde