11 de outubro de 2007

Rádio CBN: entrevista fala do Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional

Em entrevista à Rádio CBN na manhã desta quinta-feira (11) o assessor técnico do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Coffito, Dr. Denílson Magalhães e a diretora-secretária do Conselho, Dra. Francisca Rego de Oliveira, falaram sobre os desafios e avanços das profissões de fisioterapia e terapia ocupacional. A entrevista teve como tema o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, comemorado no próximo sábado (13).
 
Durante a entrevista, por telefone, a Dra. Francisca Rego destacou como principal desafio da profissão o reconhecimento dos profissionais nas políticas públicas de saúde para uma maior integração com a população brasileira. Dessa forma, segundo ela, é possível qualificar estes profissionais para a prevenção e não só para tratar doenças. Para ela os investimentos na prevenção, trazem melhorias para o Sistema Único de Saúde, (SUS) como reduzir a superlotação, além da diminuição também de custos para os cofres públicos.
 
No estúdio da Rádio CBN, em Brasília, o Dr. Denílson Magalhães explicou o trabalho realizado pelo terapeuta ocupacional que, segundo ele, muitas vezes não é percebido pela sociedade. Denílson destacou ainda que a ação desse profissional está inserida nas práticas cotidianas e que o terapeuta ocupacional tem a capacidade de identificar problemas mínimos nas pessoas que podem facilmente ser trabalhados. Um exemplo dado por ele foi o de uma criança que apresenta dificuldades na escola, como problemas de atenção.
 
Dr. Denílson reforçou a importância dos profissionais das duas áreas na prevenção, relembrando que o surgimento das duas profissões ocorreu no período após a segunda guerra mundial, no tratamento dos mutilados de guerra. Nestes 38 anos de profissão, segundo ele, a contribuição e participação do trabalho dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais vêm se consolidando na sociedade.
 
Em suas considerações finais, Dra. Francisca Rego de Oliveira pediu que a população exija profissionais da área de fisioterapia e terapia ocupacional bem qualificados, registrados, para que haja a garantia de uma recuperação segura. Dr. Denílson Magalhães fez um chamamento da categoria para as discussões da Conferência Nacional de Saúde, que serão realizadas em novembro deste ano, em Brasília.
 
Se quiser ouvir a entrevista, clique aqui.
 
 
Agência Coffito