15 de outubro de 2007

Salvador: Câmara de Vereadores homenageia Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

A Câmara de Vereadores de Salvador realizou, na quinta-feira, 11, sessão histórica para homenagear fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, que tem o dia 13 de outubro consagrado a eles. A audiência pública reuniu instituições e profissionais ligados ao setor, para debater sobre o tema: "Terapia Ocupacional e Fisioterapia, Contribuições para Integralidade da Assistência no SUS”.
 
 
 
Ao abrir a sessão especial, a Vereadora Aladilce Souza (PC do B / BA), idealizadora do evento, destacou a importância social das profissões e excitou a mobilização das duas categorias, em prol dos próprios interesses profissionais, para evitar ações governamentais sem respaldo de entidades representativas. A vereadora ratificou também a "imprescindível oferta dos serviços desses profissionais no âmbito dos atendimentos oferecidos pelo SUS, tanto para tratamento, como na reabilitação e enquanto ação preventiva". 
           

Na opinião da vereadora, "não podemos pensar no atendimento à saúde mental, dentro da reforma psiquiátrica, sem a ação do terapeuta ocupacional, no que pese à reinserção social dos pacientes, e dentro da integralidade da atenção no SUS". Ela enfatizou o propósito do reitor da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, Lourisvaldo Valentim da Silva, em implantar um curso de Terapia Ocupacional na universidade, possivelmente a partir de 2008.

 
 
O evento teve como palestrante, Jeovane Nascimento do Rosário – Terapeuta Ocupacional e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Joinville (SC) –, que discorreu sobre a integralidade como eixo norteador da atenção à saúde, na formação e inserção dos profissionais de saúde no SUS. Jeovane rejeitou a menção de que o município catarinense possui excelência na atenção a saúde, mas ressaltou que todos os serviços da atenção básica, em Joinville, contam com participação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Ele destacou o atendimento domiciliar da oxigênioterapia, que "além da qualidade e importância do serviço, em si, compreende a redução e desoneração dos internamentos hospitalares".
 
 
 
 
A presidente da ATO-BA (Associação dos Terapeutas Ocupacionais da Bahia), Sonia Santos, evidenciou a necessidade de contratação de novos profissionais para o setor. "Todas as pessoas em situação de adoecimento /sofrimento são elegíveis de obter atendimentos através da terapia ocupacional", afirmou. Segundo ela, apenas na Bahia, existe a necessidade de contratação de 2.224 profissionais para o pleno atendimento à população, com base nos serviços cadastrados no SUS.
 
 
 
 
 
A sessão especial, também, contou com a presença do presidente do Coffito, José Euclides Poubel; do presidente do Crefito -7, José Roberto Borges; do presidente do Sinfito, Jardel Barros; da presidente da ATO-BA, Sonia Santos; da profa. Mary Galvão e da profa. Cláudia Lima, como representantes dos  reitores da UNEB e da UFRB, respectivamente, e de dezenas de profissionais de ambas as categorias.

Fonte: Crefito-7