22 de outubro de 2007

Na Bahia, presidente do Coffito fala sobre perspectivas da profissão

As perspectivas atuais do mercado de trabalho para o profissional da fisioterapia e as ações do COFFITO para estimular a organização profissional. Este foi o tema da palestra que o presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Dr. José Euclides Poubel, apresentou na abertura da I Jornada de Fisioterapia do Hospital da Beneficência Portuguesa de Salvador, BA. O evento ocorreu no último dia 10, em comemoração ao dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional – 13 de outubro.
 
Euclides Poubel disse que as categorias precisam sonhar com atitudes que possam modificar situações, mas não se pode ficar só no sonho. Precisamos de quatro passos: Sonhar, planejar, executar e controlar, disse. De acordo com ele, é imprescindível controlar as ações que são desenvolvidas no âmbito de qualquer profissão. “Controlar resultados, acertos, erros e persistir", destacou. Vivemos dias de pouca persistência em ações coletivas. Somos tentados a voltar nossas energias para os ganhos pessoais, mas temos que lutar contra a inércia coletiva e voltarmos nossas atenções às conquistas coletivas e duradouras, finalizou.
 
O evento contou ainda com a presença do Dr. José Roberto Borges, presidente do CREFITO-7 e do Dr. Alexandre Doval da Costa, Conselheiro do Coffito. Doval falou sobre a relação dos profissionais da fisioterapia com os convênios de saúde.
De acordo com a organização da I Jornada de Fisioterapia, 240 inscritos, entre profissionais e estudantes, participaram do evento, que abordou desde o ponto de vista do educador na formação do fisioterapeuta até temas específicos nas áreas de terapia intensiva, neurologia e cirurgia cardíaca, entre outros.
 
De acordo com Palmireno Pinheiro Ferreira, coordenador do serviço de fisioterapia do Hospital Português, a brilhante participação do presidente do Coffito na I Jornada contribuiu para o fortalecimento da profissão na Bahia.  
 
 
Agência Coffito