26 de outubro de 2007

I CIFIBA reúne coordenadores de faculdades de Fisioterapia

Os coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação em Fisioterapia de todas as instituições de ensino superior na Bahia estarão reunidos nesta sexta-feira, 26, no Centro de Convenções de Ilhéus, no 1° Congresso Internacional de Fisioterapia da Bahia (1° Cifiba). Além de debater “Novas Diretrizes e Perspectivas da Graduação”, em mesa redonda, será eleito o delegado para Associação Brasileira dos Docentes de Fisioterapia (Abenfisio) região Bahia e Sergipe.
 
 
 
 
A entidade é responsável pelas diretrizes científicas e curriculares dos cursos de graduação, em nível nacional. Segundo o professor David Guimarães, coordenador-geral do 1° Cifiba, na área do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefit0 7), que abrange os dois estados, ainda não há delegado. “Precisamos definir nosso representante, além de inserir a região nas discussões em nível nacional”, sintetiza.
 
 
 
 
Na parte da manhã estarão sendo proferidas as palestras “Novos Conceitos sobre Mecanismos de Estabilização Articular” pelo professor Sérgio Fonseca, da UFMG; “Reabilitação da Síndrome da Dor Femoropatelar com Ênfase na Estabilização Lombo-Pélvica e do Quadril” pelo professor Fábio Viadanna Serrão (UFSCar), em linguagem comum uma dor nos joelhos. Além disso, também será abordada a utilização de equipamentos na promoção da diminuição da dor pela professora Josimar Melo de Santana, da University of Iowa, Estados Unidos. 
 
 
ABETURA 
 
 
A dança coreográfica dos alunos da Apae Itabuna Abimael Santana da Costa e José Renam Vieira dos Santos Junior preparada pela educadora Alana Diala sensibilizou as autoridades e participantes da solenidade de abertura do 1° Cifiba na noite de quarta-feira. A dança se deu após a apresentação do Coral Masculino da Igreja Batista Teosópolis, que apresentou versão estilizada do Hino Nacional e a Oração do Pai Nosso, em outro momento de emoção.
 
 
Coube ao professor Fábio Martins destacar a inserção da Bahia no roteiro cientifico da Fisioterapia, já que a participação de estudantes e profissionais exigia investimentos em passagens e hospedagem nas principais capitais brasileiras, o que se tornava difícil e oneroso. “O Cifiba nasce como um evento ousado para trazer à Bahia e particularmente ao sul do Estado, renomados profissionais dos Estados Unidos, Argentina e de universidades brasileiras”, resumiu.
 
 
Coube ao secretário de Saúde de Ilhéus, Juliano Mota Almeida, saudar os participantes em nome do prefeito Newton Lima, quando ressaltou a hospitalidade e as belezas naturais do município vocacionado ao turismo. Os presidentes do Conselho Federal de Fisioterapia Ocupacional (COFFITO),José  Euclides Poubel e Silva, e do Crefito 7, José Roberto Borges  Santos, classificaram o 1° Cifiba como marco na discussão da Fisioterapia  na atenção básica. O evento é promovido pela Coordenação do Curso de Fisioterapia da FTC de Itabuna, com o apoio do Sistema COFFITO/CREFITO, Rede de Ensino FTC, secretarias de Saúde de Ilhéus e Itabuna, Sebrae e Caixa Econômica Federal.
 
 
Fonte: Cifiba (www.cifiba.com.br)