6 de novembro de 2007

Hanseníase: Coffito será parceiro em programa do Ministério da Saúde

Uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para divulgação de campanhas sobre a Hanseníase nos canais de comunicação do Coffito. Este foi o teor de uma solicitação do Ministério, enviada na última semana, ao presidente do Conselho, Dr. José Euclides Poubel.
 
A idéia da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério é informar os profissionais de saúde que atuam no setor sobre o Programa Nacional de Controle de Hanseníase – PNCH. De acordo com o documento, o Governo Federal está investindo na ampliação da assistência às pessoas com hanseníase, especialmente no que se refere à prevenção de incapacidades e deformidades e à reabilitação.
 
Brasil é o segundo em número de casos
Nos últimos cinco anos, o Brasil registrou uma média de 50 mil novos casos por ano. Deste total, 23 mil apresentaram incapacidades graus I e II. O Brasil é hoje o segundo país do mundo em número de casos e o responsável pela manutenção da endemia no Continente Americano.
 
O objetivo principal do Ministério é conquistar a parceria da sociedade, para garantir a prevenção e a identificação de diagnósticos precoces da doença, por meio de campanhas educativas e informativas. “Manter os profissionais atualizados sobre as novas políticas é a melhor maneira de tê-los na soma de esforços na luta contra esta situação epidemiológica”, esclarece o ofício.
 

O presidente do Coffito considera muito positiva a ação do Ministério da Saúde. “Certamente o Ministério poderá contar com o Conselho na divulgação das campanhas junto aos profissionais de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. Essa parceria vai criar uma rede de informação e colaboração na busca por um país mais sadio”.