7 de novembro de 2007

164ª Plenária: Coffito define participação na Conferência Nacional de Saúde

 
O avanço da participação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional na 13ª Conferência Nacional de Saúde, e a definição de ações práticas de inserção das duas áreas de atuação de forma qualificada na saúde coletiva. Estas são as principais pautas da  164ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO – que ocorrerá nestes dias 7 e 8 de novembro, na sede do Conselho, em Brasília.
 
Serão deliberadas as ações e estratégias decorrentes do I Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva – CONAFISC – que ocorreu no mês de agosto. A idéia do Conselho é dar andamento à estratégia de sensibilização dos profissionais, para importância da fisioterapia qualificada na saúde coletiva, assim como atingir os cursos de fisioterapia e os gestores.
 
Defesa do SUS
Na plenária, que começa a partir das 18h desta quarta (7), serão discutidas as articulações da 13ª Conferência Nacional de Saúde. O evento será realizado de 14 a 18/11, em Brasília. A categoria será representada pelo Coffito, pelos Crefitos, pela ABENFISIO e por outras entidades regionais, que estão sendo contactadas para participação no Encontro em defesa do SUS.
 
O encontro, promovido pelo Coffito, ocorre na tarde do dia 14/11, com o tema Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento. “Vai ser uma oportunidade de articularmos estratégias para encaminhamentos e propostas já pactuadas  nos Fóruns de Políticas e no Conafisc, priorizando o enfoque de traçarmos ações que nos unam em prol da sociedade e do desenvolvimento do Brasil”, destacou o presidente do Coffito, José Euclides Poubel.
 
Fisioterapia Esportiva – Nova especialidade
Também está pautada para esta Plenária a deliberação da Resolução de reconhecimento da especialidade Esportiva. O presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva – Sonafe – Eduardo Mederdrut, estará na reunião. Com a criação da especialidade, o Coffito inicia o processo de reconhecimento de novas especialidades, conforme deliberado no II Fórum de Políticas Profissionais da Fisioterapia, ocorrido em novembro de 2006.