6 de junho de 2016

Reunião de Presidentes do Sistema COFFITO-CREFITOs avalia projetos de lei e discute inovações internas

 principal_reuniaodospresidentes_290515

No dia 1º de junho, em Brasília, foi realizada a Reunião dos Presidentes do Sistema COFFITO-CREFITOs. Na oportunidade, foram debatidos temas relacionados à gestão de ações, propostas, inovações e melhorias e, por fim, analisados os projetos de lei que estão em tramitação no Congresso Nacional e que podem trazer impactos significativos para as profissões.

O encontro foi último da Gestão 2012-2016, e permitiu desfecho de algumas pautas inerentes ao mandato. Além disso, também foram apresentadas estratégias que visam melhorar o fluxo de dados dentro do Sistema, inclusive, em resposta às demandas dos Regionais e da sociedade. O projeto consiste em melhorar a interlocução de informações dentro do Sistema, aprimorando as ferramentas existentes e implementando novas funcionalidades.

CAP

Após a conclusão do processo de impeachment na Câmara, muitos projetos voltaram a tramitar e, portanto, a Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do COFFITO apresentou ao colegiado do Sistema os projetos de lei que trazem maior impacto às profissões, entre eles o PL 959/2003, que trata da regulamentação da profissão de estética, enquadrada como profissão de Saúde. A questão, que já tem sido divulgada para os profissionais e para a sociedade, é vista com preocupação pelo Sistema, especialmente pelos equívocos expostos na redação do projeto, que podem trazer inúmeros prejuízos à população.

O PLS 334/2013, que dispõe sobre a profissão de gerontólogo, também foi abordado, especialmente pela amplitude e, ao mesmo tempo, pela falta de especificações no que se refere ao escopo da profissão.

Durante a reunião, os presidentes foram atualizados sobre as últimas tramitações, além de, juntos, discutirem possibilidades e estratégias relacionadas aos temas. 

Novo Site

A reunião ainda possibilitou a apresentação de um novo site para o COFFITO, que deverá ser lançado em breve, e que, além de apresentar um layout mais moderno, prioriza, também, os conceitos de navegabilidade, acessibilidade e responsividade.