10 de junho de 2016

Reunião aborda resultados dos Fóruns Estaduais para Análise e Reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia

Em abril deste ano, o Sistema COFFITO/CREFITOs e a Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) iniciaram roteiro dos Fóruns Estaduais para Análise e Reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia, que visa ampliar o debate, conhecer melhor a realidade das instituições de ensino nos estados brasileiros e, a partir disso, construir uma diretriz curricular que atenda às necessidades da profissão e da sociedade. 

De acordo com o membro da Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação (CDCE/COFFITO) e da Comissão de Análise e Proposta de Reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Dr. José Wagner Muniz, entre as metas está a criação de uma resolução que atualize a diretriz atual e, ainda, contemple a   população, a Fisioterapia, e o governo. Ele ressaltou, também, que este material será apresentado ao Ministério da Educação. Até o momento já foram visitados o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Sul, e Amazonas.  O projeto prevê a realização em todos os estados do Brasil, com o auxílio dos Regionais, reforçando, assim, a ação do Sistema.

No dia 6 de junho, em Curitiba, a Comissão das DCNs apresentou balanço dos encontros ao presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, inclusive para alinhar estratégias e discutir metodologias. Para o Dr. José Wagner Muniz, até o momento, os Fóruns estão delineando panoramas e evidenciando problemáticas, a exemplo da falta de conhecimento aprofundado da Resolução-CNE/CES nº 4, de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia, e o baixo número de docentes familiarizados com as diferenças entre habilidade e competências. Por outro lado, entre os pontos positivos, está a utilização de metodologias modernas, por meio de ensino baseado em problemas.

Para o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Matar Cepeda, a compilação da realidade versus as necessidades da profissão e da sociedade proporcionará inúmeras melhorias. Segundo ele, nesses últimos 14 anos, a Fisioterapia evoluiu muito, o que deve ser acompanhado e incentivado pela graduação e pelo governo. “Quanto melhor a nossa formação, melhor será o nosso profissional. E quanto melhor o nosso fisioterapeuta, melhor ainda será o nosso atendimento. Estamos trilhando um caminho longo, mas que, ao fim, promete inúmeros benefícios a todos e, principalmente, à saúde da população”, enfatizou. 

Também estiveram presentes na reunião a Dra. Francisca Rêgo, o Dr. Renato Costa Teixeira, e a Dra. Hedioneia Maria Foletto Pivetta.

Saiba mais sobre a Comissão

A Comissão de Análise e Proposta de Reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Fisioterapia, instituída por meio da Portaria nº 45, é responsável por desencadear o processo de estudo e revisão das DCNs vigentes no Brasil. O grupo, que em sua composição conta também com representantes da ABENFISIO, deverá elaborar uma nova proposta que contemple as necessidades da profissão e da sociedade.

Para que o estudo seja amplo e compreenda as diferentes realidades, os profissionais poderão enviar sugestões e relatos ao e-mail dcnfisioterapia@coffito.org.br.