10 de junho de 2016

COFFITO participa do 18º Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva

Nos dias 8 a 11 de junho, a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) promove o 18º Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva – SIFR, em Belo Horizonte, que ocorre simultaneamente ao 10º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Cardiorrespiratória, 9º Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Terapia Intensiva e 1º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Cardiovascular.

A fim de prestigiar a entidade e o maior evento relacionado à área, o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, participou da solenidade de abertura e estará presente, ainda, como debatedor no Colóquio InternacionalPerspectivas da Fisioterapia Respiratória, da Fisioterapia em Terapia Intensiva e da Fisioterapia Cardiovascular no Brasil e no Mundo; além de ser facilitador no II Encontro de Gestores da Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, quando será abordada aResolução dos Parâmetros Assistenciais, e será provocada a discussãoO que seria ideal para a Fisioterapia Cardiorrespiratória e em Terapia Intensiva?

Para o presidente do COFFITO, esse evento simboliza o amadurecimento das especialidades, lembrando que o Conselho Federal regulamenta a atuação do fisioterapeuta desde 1998, à época como Pneumofuncional. Nos 18 anos seguintes, a progressão levou à consolidação das especialidades profissionais de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia em Terapia Intensiva, e mais recentemente, Fisioterapia Cardiovascular. 

Segundo o Dr. Roberto Mattar Cepeda, a área não recebeu reconhecimento apenas dentro do Sistema COFFITO/CREFITOs. Ao contrário, a atuação diária dos profissionais assegurou conquistas importantes para a profissão, especialmente com a RDC-7 da Anvisa, garantindo e demonstrando a necessidade de profissionais especialistas. “A parceria entre o COFFITO e a ASSOBRAFIR tem possibilitado conquistas importantes aos fisioterapeutas e à sociedade. Essa cumplicidade, ao longo dos anos, oportunizou a criação de especialidades, o estudo de áreas de atuação e a certeza de que estamos no caminho certo, rumo à excelência dos profissionais e das especialidades, e respeitando e resguardando a saúde e a dignidade de cada paciente que atendemos!”.

A expectativa dos organizadores é de que mais de 2 mil profissionais participem do Simpósio nos quatro dias de programação. As atividades do 18º SIFR seguem até sábado (11). A programação completa está disponível no site oficial do evento (www.sifr.com.br).