10 de junho de 2016

Sistema COFFITO/CREFITOs destaca ações para o tratamento de Microcefalia durante o CONASEMS

Espaço ofereceu atendimentos e orientação sobre inserção dos profissionais na Saúde Pública

Nos dias 1º a 4 de junho, em Fortaleza, foi realizado o XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), quando, mais uma vez, com espaço privilegiado, o Sistema COFFITO/CREFITOs disponibilizou atendimentos e conversou com os gestores sobre a atuação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional na saúde pública. Neste ano, entre os destaques, estava o trabalho das profissões no tratamento da microcefalia.

Para propagar a divulgação e utilização das Portarias Públicas, o COFFITO criou uma página específica ao Gestor, tornando mais fácil ao acesso as políticas que asseguram verbas para implantação de serviços de saúde.

Microcefalia

Neste ano, com base nas estimativas do Ministério da Saúde relacionadas a Zika e Microcefalia, e levando em consideração a região do evento, o COFFITO promoveu atendimentos e orientações pautadas nessa área, além de distribuir a Cartilha de Microcefalia, que aborda prevenção, diagnóstico e tratamento. Clique aqui e saiba mais!

No espaço destinado ao Sistema COFFITO/CREFITOs, foram desenvolvidas oficinas para confecção de recursos de baixo custo para estimular crianças de 0 a 3 anos com atraso no desenvolvimento. Além disso, os gestores, cuidadores e profissionais foram orientados sobre a utilização destes materiais e a importância do estímulo precoce dos bebês com microcefalia. Outra novidade foi a parceria com o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce da Universidade Federal do Ceará, quando os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da instituição compartilharam um pouco da experiência atual no tratamento de crianças com microcefalia relacionada ao Zika, bem como do trabalho que está sendo desenvolvido na região.

Diálogo

O estande recebeu a visita do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que, além de receber os materiais relacionados à atuação das profissões, também possibilitou conversa sobre a inserção dos profissionais na saúde pública e discussão sobre a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional nas UTIs e nos cuidados paliativos.

Debates e Mesas

O COFFITO também participou de grupos de discussão com gestores, trazendo ao debate a importância do tratamento e da estimulação precoce imediata ao paciente, buscando, assim, evitar prejuízos e assegurar melhor qualidade de vida para a criança.

A Reunião do Conselho Nacional de Saúde, durante o CONASEMS, e com participação dos representantes do COFFITO, abordou a formação de ensino a distância na área da Saúde. As profissões também foram representadas na Assembleia Legislativa do Ceará quando, em Ato Público, foi manifestada a falta de integralidade na saúde pública, especialmente pela diferenciação entre os profissionais da saúde, classificando-os, muitas vezes, como “Não Médicos”. A discussão visava debater a capacidade e a competência das profissões da área da Saúde, assim como suas especificidades e complexidades.

Atendimentos

No espaço do Sistema COFFITO/CREFITOs foram promovidas ações direcionadas à utilização das práticas integrativas e complementares nas políticas públicas, com ênfase nas Plataformas Vibratórias; atendimentos voltados à área de Dermatofuncional, com orientações relacionadas à prevenção e tratamento de queimaduras, hanseníase, câncer de pele e de mama, e avaliação e limpeza de pele; e foram oferecidos, ainda, serviços de Fisioterapia Respiratória; Auriculoterapia; bandagens; órteses e próteses; AVDs;  testes de stress, ansiedade e memória; e Osteopatia.