16 de novembro de 2007

Coffito marca presença na 13ª Conferência Nacional de Saúde

O Coffito tem uma articulação muito expressiva no evento, o que demonstra união e organização. A opinião é do delegado do Paraná na 13ª Conferência Nacional de Saúde, Dr. Joari Stahlshmidt, do Crefito-8. Para ele, o Sistema Coffito/Crefito está muito bem representado na Conferência. “Estamos visando garantir que os usuários do sistema público de saúde tenham acesso às práticas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, para isso estamos apresentando propostas para a Política Nacional de Práticas Complementares e Integrativas no SUS”, disse.
 
Para o presidente do Coffito, Dr. José Euclides Poubel, a elaboração de novas políticas públicas de saúde, com a participação efetiva dos diversos segmentos da sociedade, só vem contribuir para melhorias no sistema. “Foram meses de discussões nos municípios e nos estados, necessidades sintetizadas, idéias consolidadas. E estamos aqui, participando da confecção de um documento importantíssimo, que pode transformar a saúde pública brasileira”, disse.
 
Durante todo o dia, a tenda de serviços coordenada pelo Sistema Coffito/Crefitos recebeu visitas de participantes da 13ª Conferência. Profissionais convidados pelo Conselho realizaram atendimentos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional no local. Os serviços irão funcionar até o último dia do evento (18/11). A vice-presidente do Conselho, Dra. Ana Cristhina de Oliveira Brasil, manifestou satisfação ao ver o grande número de pessoas a procura da tenda: “os serviços foram bem aceitos pelos participantes, e a tendência é que essa demanda aumente”, destacou.
 
Direito à saúde
A tarde desta quinta, 15/11, foi marcada por discussões em torno da Efetivação do Direito Humano à Saúde. A principal palestra do dia  contou com a participação do secretário-geral da Presidência da República, Luiz Dulci. Ele lembrou que a sociedade não deve apenas somente mostrar sua voz, mas também se envolver nas decisões de governo e na execução dessas políticas para que elas tenham sucesso.
 
 
O ministro disse que os aperfeiçoamentos que o Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu até agora se devem à participação popular. Reconheceu, no entanto, que é preciso melhorar muito ainda, e lembrou que a diferença entre o sistema praticado hoje e o que era no passado "é bastante visível".
 
 
De acordo com Dulci, nos últimos cinco anos foram realizadas 48 conferências sobre políticas públicas de âmbito federal, com a participação de estados e municípios, e que mais de 2 milhões de pessoas participaram desses encontros.
 
 
As plenárias temáticas sobre o eixo Desafios da Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento ocorreram durante toda a tarde. Os delegados do Sistema Coffito/Crefito participaram de diversas plenárias.
 
 
 
Agência Coffito