6 de julho de 2016

COFFITO participa de I Curso de Capacitação em Fisioterapia Paralímpica

pralimpico_rio_junho_16

No dia 24 de junho, em São Paulo, a vice-presidente do COFFITO, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, e o Dr. Marcelo Massahud, conselheiro federal, participaram do I Curso de Capacitação em Fisioterapia Paralímpica, ministrado pelo fisioterapeuta do Comitê Paralímpico e da Seleção Brasileira de Natação Paralímpica, Dr. Rodrigo Alberto Dispato Mendes Martins,  quando, entre outros temas, foram discutidas a atuação das profissões e as regulamentações específicas à prática.

De acordo com os representantes do COFFITO, não há resoluções restritas e direcionadas a esse campo, portanto, a fim de propiciar um respaldo mais consolidado, o Conselho Federal já deu início ao processo de instauração de um grupo de trabalho focado na atuação do fisioterapeuta no paradesporto.
Na oportunidade, também foram discutidas as necessidades do atleta fora do âmbito competitivo, principalmente as que aumentam sua autonomia, salientando-se as dificuldades na realização das AVDs e AVPs, e a utilização das tecnologias assistivas como suporte, o que também justifica o empenho do Conselho na inserção e no reconhecimento do papel do Terapeuta Ocupacional no paradesporto.

Segundo a vice-presidente, “Será um grande momento para a Fisioterapia e um marco para a Terapia Ocupacional. O perfil desse atleta não é padrão. Nesta modalidade há uma diversidade muito grande de patologias, às vezes, múltiplas! Além disso, dentro do esperado, nessas patologias há muitas variáveis. Somente através de uma ação conjunta das profissões poderemos oferecer a estes atletas o aumento e ou manutenção do seu rendimento com qualidade de vida”, enfatizou a Dra. Patrícia Lima.