4 de dezembro de 2007

CNS: Coffito participa de reunião da Comissão do Idoso

Os desafios trazidos pelo envelhecimento da população têm diversas dimensões e dificuldades, mas nada é mais justo do que garantir ao idoso a sua integração na comunidade. O envelhecimento da população influencia no consumo, impostos, pensões, mercado de trabalho, saúde e assistência médica, além da sociedade. E para garantir os direitos da terceira idade e fiscalizar e contribuir com a saúde dos idosos, a Comissão de Idosos do Conselho Nacional de Saúde se reuniu nesta terça-feria (4) para traçar as metas do próximo ano.   

 

Em 2008, a Comissão terá como prioridade acompanhar dois projetos do Ministério da Saúde: o Programa Nacional do Cuidador Formal da Pessoa Idosa e a Política Nacional da Pessoa Idosa. O Conselho quer apresentar estratégias que garantam que esses planos sejam aplicados em todas as regiões brasileiras.

 

A representante do Coffito na reunião, a diretora-tesoureira Dra. Maria Lívia Holsbach, destacou a importância da Comissão. "Nosso papel é auxiliar e assessorar os órgãos públicos em todas as esferas: municipais, estaduais e federais para que a lei seja cumprida. Pois os idosos não querem ser mais um peso para suas famílias, pelo contrário, eles querem participar ativamente tanto da sociedade, da vida funcional e na vida familiar", afirmou a terapeuta ocupacional. 

 

A Comissão também quer que sejam implementadas as portarias 702 e 249 do Ministério da Saúde. A primeira cria mecanismos para a organização e implantação de redes estaduais de assistência à saúde do idoso e a segunda regulariza essas redes.

 

Na reunião também foi discutida a mudança de perfil do idoso. Segundo Dra. Maria Lívia, o idoso está cada vez mais participando do mercado de trabalho. "A terceira idade tem toda a vivência e experiências obtidas ao longo da vida, que podem auxiliar e cooperar para que tanto as empresas quanto as instituições melhorem".

 

A próxima reunião está marcada para o dia 28 de fevereiro do ano que vem. A Comissão do Idoso vai convidar o coordenador geral do Programa Humaniza SUS para participar do encontro e desenvolver metas em conjunto. 

Agência Coffito