17 de dezembro de 2007

Relatório vê 7,6 milhões de mortes por câncer em 2007 no mundo

WASHINGTON (Reuters) – Cerca de 7,6 milhões de pessoas terão morrido neste ano em todo mundo por causa do câncer. Os tumores de pulmão — provocados principalmente pelo fumo — devem causar a morte de 975 mil homens e 376 mil mulheres, segundo dados divulgados na segunda-feira pela Sociedade Americana do Câncer.

 

Ao todo, cerca de 12,3 milhões de pessoas terão desenvolvido câncer neste ano, segundo projeções feitas com base em dados da Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer, ligada à Organização Mundial da Saúde.

 

Cerca de 20 mil pessoas morrem de câncer por dia no mundo, segundo o relatório. A situação está se agravando nos países em desenvolvimento, onde as mortes por doenças infecciosas e a mortalidade infantil diminuíram, fazendo com que as pessoas vivam mais — e tenham, portanto, mais chance de contrair câncer, disse em entrevista telefônica o epidemiologista Ahmedin Jemal, da Sociedade Americana do Câncer.

 

Além disso, segundo ele, o câncer avança nos países em desenvolvimento devido à adoção de hábitos insalubres, como o tabagismo e as dietas gordurosas.

 

O relatório estimou que 5,4 milhões de pessoas receberão o diagnóstico de câncer em 2007 nos países desenvolvidos e que 2,9 milhões de pessoas vão morrer da doença. Nos países em desenvolvimento, deve haver no ano 6,7 milhões de diagnósticos e 4,7 milhões de mortes.

 

Cerca de 75 por cento das crianças com câncer na Europa e América do Norte conseguem sobreviver por cinco anos. Já na América Central, a taxa de sobrevivência em três anos varia de 48 a 62 por cento.

 

Entre os homens dos países ricos, os três tipos mais comuns de câncer são de próstata, pulmão e reto; nos países pobres, são pulmão, estômago e fígado.

 

Entre as mulheres, os cânceres mais comuns são de pulmão, mama e reto (países ricos) e mama, útero e estômago (países pobres).

Fonte: Reuters (Por Will Dunham)