17 de janeiro de 2008

Cientistas dizem ter criado embriões clonados de humanos

Cientistas norte-americanos anunciaram nesta quinta-feira terem produzido embriões que eram clones de dois homens. O trabalho foi publicado nesta quinta-feira (17) na revista "Stem Cells".

Dado que outros cientistas já anunciaram feitos semelhantes, a descoberta é vista com desconfiança pelos cientistas. Em 2004, por exemplo, o cientista coreano Hwang Woo-suk publicou na revista "Science" um artigo em que ele dizia ter clonado humanos. O trabalho se mostrou uma fraude.

De acordo com os cientistas norte americanos, trata-se da primeira experiência documentada de que células advindas de humanos adultos podem ser utilizadas para fazer embriões clonados maduros o suficiente para produzir células-tronco.

Samuel Wood, co-autor do estudo e executivo-chefe da Stemagen Corp, de La Jolla, na Califórnia, afirma que ele e seus colegas agora querem produzir células-tronco em série a partir dos embriões.

Entretanto, dado que essas células-tronco não foram produzidas ainda, especialistas são cautelosos em relação ao assunto.

Processo

No estudo, os pesquisadores usaram células da pele de Wood e outro voluntário para produzir três embriões. Análises posteriores de DNA mostraram que um desses três embriões era um clone, afirmam os pesquisadores.

O processo de clonagem envolve a introdução do núcleo de uma célula do indivíduo a ser clonado no interior de um óvulo não fertilizado que teve previamente o núcleo retirado. Forma-se, então, o embrião.

"Eu acho difícil determinar o que é substancialmente novidade", afirma Doug Melton, da Harvard Stem Cell Institute.

Segundo ele, o próximo grande avanço será "produzir células-tronco embrionárias em série", de embriões clonados. "Isso não foi atingido ainda", afirma Melton.

Assinam o trabalho Andrew J. French e Samuel H. Wood, da Stemagen Corporation, Catharine A. Adams e Linda S. Anderson, do The Reproductive Sciences Center e Marcus R. Hughes, do Genesis Genetics Institute.

Fonte: Folha Online (om informações da Associated Press)