7 de outubro de 2016

Presidente do COFFITO participa do XXVI Fórum de Ensino em Fisioterapia


img_0493

Nos dias 14 e 15 de setembro, em Brasília, o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, participou do XXVI Fórum de Ensino em Fisioterapia, do V Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e do V Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva, organizados pela Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO).

Na ocasião, o presidente do COFFITO integrou a mesa de abertura do painel Atenção Integral à Saúde e a Formação do Fisioterapeuta: Reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais como Estratégia para (Re)Qualificação dos Processos em Saúde, e do V Encontro das Comissões de Educação do Sistema. “Educação é o que dá visibilidade e longevidade para as nossas profissões e eventos como esse nos possibilitam refletir, enquanto gestores ou educadores, sobre o que podemos melhorar no processo de formação dos futuros profissionais”, discursou o Dr. Roberto Mattar Cepeda.

No primeiro dia, durante o painel, foi apresentado o trabalho que está sendo realizado pelo COFFITO em parceria com a ABENFISIO, por meio de fóruns estaduais para análise e reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Fisioterapia que, até o momento, já alcançou 23 estados, restando apenas três para a conclusão do levantamento que visa mapear a realidade das graduações no país.

img_0527Comissão de Educação

O V Encontro das Comissões de Educação do Sistema COFFITO/CREFITO foi realizado no dia 15, e contou com a presença do presidente do COFFITO e de representantes dos Regionais. Na oportunidade, foi mencionado o esforço do Conselho Federal no intuito de estimular a padronização e/ou criação de Comissões de Desenvolvimento Científico em Educação dentro do Sistema, com o objetivo de ampliar a discussão sobre o tema. Foram abordados também o perfil da nova geração de estudantes; o desconhecimento sobre a legislação das profissões; as funções do Conselho Federal e do Conselho Regional; e estratégias de aproximação e alinhamento entre as Comissões que integram o Sistema.