23 de dezembro de 2016

Palavra do Presidente – Encerrando 2016 e projetando 2017

presidente_foto_3x5Neste ano, enquanto escrevia um discurso para um evento, deparei-me com a diferença entre as palavras obrigado e gratidão. Resumidamente, enquanto obrigado significa ligar, amarrar; a palavra gratidão conota agradável, qualidade de quem é grato, ou reconhecimento a uma pessoa, a alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor.

Inspirado por essa contextualização, gostaria de externar minha gratidão por todo o apoio do Sistema COFFITO/CREFITOs, por terem acreditado no meu trabalho e me reconduzido à presidência do COFFITO. Minha gratidão também pela parceria do meu colegiado e, acima de tudo, quero mencionar minha profunda gratidão a todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais por nos auxiliarem na elevação das nossas profissões, pois são vocês os nossos cartões postais, e muitas das nossas conquistas são o reflexo direto das ações de cada fisioterapeuta e de cada terapeuta ocupacional deste país.

2016 foi um ano bastante atribulado, um ano em que a pauta do Congresso Nacional foi marcada por um processo de impeachment, um ano em que vivenciamos uma crise política e econômica. Mas, mesmo assim, quando fizemos o balanço de tudo o que conquistamos, o resultado foi mais do que agradável. Fico feliz em dizer que, apesar de tudo, o nosso saldo é positivo.

Regulando e assegurando benefícios à população e ao profissional

Dentro da casa, cuja existência baseia-se na atuação profissional, foram publicadas novas normativas. Estas possíveis devido ao apoio das associações científicas e dos CREFITOs. Pode parecer simples, mas, ao legislar, protegemos a sociedade e, ao mesmo tempo, respaldamos os nossos profissionais. Em 2016, o COFFITO editou acórdão sobre o fisioterapeuta e o Treinamento Funcional; nota de esclarecimento sobre a Quiropraxia e a legalidade da Resolução-COFFITO nº 220; acórdão sobre a utilização do Dry Needling por fisioterapeutas; acórdãos sobre atuação do fisioterapeuta na área e Terapia Intensiva e Cardiorrespiratória; acórdão sobre a perícia fisioterapêutica; e nova resolução sobre o registro profissional. Já estão aprovadas e às vésperas de serem publicadas a nova especialidade profissional em Gerontologia para a Fisioterapia e para a Terapia Ocupacional; e a regulação sobre atuação das profissões na atenção domiciliar, também conhecida como Home Care. Para encerrar o ano, outra novidade foi a aprovação da resolução referente à concessão de isenção de anuidade para pacientes com doenças graves.

Informando e divulgando

Neste ano o COFFITO apostou, mais uma vez, na produção de materiais informativos que pudessem auxiliar o profissional em seu dia a dia. Em 2015 tivemos a Cartilha de Valorização e Dignidade Profissional, em 2016 foram as cartilhas Diagnóstico: Microcefalia. E agora? e Perícia Fisioterapêutica. Ainda, entre as ações de comunicação, o COFFITO criou um hotsite que agrega todas as informações referentes à utilização das políticas públicas para inserção dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais, amplamente divulgado durante o CONASEMS, assim como um específico ao Exame Nacional para a Concessão de Título de Especialista Profissional, que contou com mais uma edição da prova neste ano.
Outros destaques foram o novo site do COFFITO, agora com mais acessibilidade e possibilidade de visualização pelo celular; e o primeiro curso EAD do COFFITO sobre CIF, com mais de 9 mil inscritos, cujas aulas estão sendo realizadas desde novembro.

Por fim, lançada agora, às vésperas do final do ano, pelo Sistema COFFITO/CREFITOs, temos a pesquisa de Geoprocessamento das profissões, que proporcionará uma ampla gama de informações sobre a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional, podendo vir a subsidiar inúmeros pleitos.

CAP

Apesar de o Congresso ter focado sua pauta no Governo Federal, alguns projetos de lei, de muita relevância às profissões, apareceram, a exemplo da possibilidade de um novo ato médico, oriundo do Senado. Por meio da união dos fisioterapeutas, dos terapeutas ocupacionais e de outras categorias profissionais, a saúde venceu novamente e o projeto foi arquivado.

Temas relacionados à Equoterapia, Estética, Quiropraxia e escassez de cursos universitários de Terapia Ocupacional também circularam na Câmara e no Senado. Com ações precisas da Comissão de Assuntos Parlamentares – CAP e atuação diária sobre as pautas, muitas vitórias foram obtidas.

Mais conquistas

Este ano, à sua maneira, foi positivo para a Fisioterapia e para a Terapia Ocupacional. Se olharmos para trás, durante os jogos olímpicos e paralímpicos, ficamos orgulhosos ao saber do quanto a Fisioterapia brasileira é reconhecida internacionalmente. Assim como nos sentimos extasiados ao ver o resultado do projeto de formação para os voluntários, realizado em parceria com a SONAFE, e que foi um dos responsáveis por esta conquista.

Além disso, a atuação da Fisioterapia nos jogos e a aproximação com o Comitê Paralímpico, possibilitou, ainda, um trabalho voltado à inserção do terapeuta ocupacional, quando foi apresentada a diferença que este profissional pode trazer.

Sabemos que há muito a conquistar, muitas parcerias a assegurar e muitas batalhas a enfrentar. Mas, juntos, tenho certeza de que as adversidades serão vencidas.

O que vem por aí

O ano nem acabou, mas a pauta de 2017 já começou. Conversamos e firmamos uma parceria com o Ministério da Saúde para discutir a área Saúde do Trabalhador. Nos aproximamos também do Ministério do Trabalho e do Ministério da Educação e, ao último, inclusive, entregamos uma proposta para reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Fisioterapia.

Para o próximo ano teremos mais formações em EaD, e lançaremos o Pré-Recadastramento Nacional no final de janeiro, fique atento.

Sabemos que temos muito trabalho pela frente. Mas, não se preocupe, o que temos de sobra é disposição para promover ações em prol da dignidade do exercício profissional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, e em busca do melhor atendimento à população.

Essa é, certamente, a nossa maior missão. Elevar as nossas profissões e assegurar uma assistência de qualidade à sociedade.

Boas festas e um ótimo 2017!

Dr. Roberto Mattar Cepeda
Presidente do COFFITO

Veja abaixo o nosso material de final de ano, em que, novamente, fazemos uma retrospectiva dos principais acontecimentos!

comemoracoes-infografico2_menor