30 de março de 2017

COFFITO lança consulta pública para escolha de novo brasão da Terapia Ocupacional


Neste ano, os terapeutas ocupacionais terão a oportunidade de participar da escolha do novo brasão da Terapia Ocupacional que, após 14 anos, ganhou revisão. As novas propostas de arte foram construídas com base nas orientações dos terapeutas ocupacionais que integram o Sistema COFFITO/CREFITOs.

O COFFITO, por meio de consulta pública, oferece a todos os terapeutas ocupacionais brasileiros a possibilidade de colaborar com esse novo momento da profissão. Para isso, basta acessar o endereço eletrônico abaixo, e escolher a arte que melhor simboliza a Terapia Ocupacional.

A consulta estará disponível até o dia 16 de abril de 2017.

Participe, clique aqui e acesse a Consulta Pública nº2!

Veja abaixo as artes e as descrições:

Arte 1 – O bastão de Esculápio, que representa o poder da cura, ganha uma releitura com o formato da letra T de terapia, significando o processo de intervenção na ressignificação do cotidiano em busca da independência, autonomia, funcionalidade, participação e empoderamento social, este, por sua vez, representado pelas asas da Fênix, as quais remetem à simbologia do poder de transformação e renascimento para a vida ocupacional do sujeito. As cobras trazem a astúcia, criatividade e capacidade de resiliência dos terapeutas ocupacionais por meio da prescrição, adaptação, treino e aplicação de atividades significativas que compõem as ocupações, representadas, aqui, pela letra O, que remete ao sujeito ocupacional.

Arte 2 – O bastão de Esculápio representa o poder da cura ou da condução do processo de intervenção terapêutico ocupacional. O círculo laranja no ápice representa o sujeito e a sua inserção social como alvo a ser atingido, independentemente de seu contexto. As asas da Fênix significam o poder de transformação e renascimento para a vida ocupacional do sujeito. As cobras trazem a astúcia, criatividade e capacidade de resiliência dos terapeutas ocupacionais por meio da prescrição, adaptação, treino e aplicação de atividades significativas que compõem as ocupações.

Arte 3 – O bastão de Esculápio representa o poder da cura ou de condução do processo de intervenção terapêutica ocupacional. As duas figuras humanas sobre o bastão remetem à ideia de que a condução desse processo de ressignificação do cotidiano é compartilhada com o sujeito assistido, e objetiva a máxima independência, autonomia, funcionalidade, participação e empoderamento social. Representam também a relação entre o terapeuta e o indivíduo, integrados na mesma ação, rumo a um mesmo objetivo. Atualmente é o símbolo utilizado pelo SUAS. As asas da Fênix significam o poder de transformação e renascimento para a vida ocupacional do sujeito. As cobras trazem a astúcia, criatividade e capacidade de resiliência dos terapeutas ocupacionais por meio da prescrição, adaptação, treino e aplicação de atividades significativas que compõem as ocupações.