4 de abril de 2017

Primeiro encontro do GT de Terapia Neural do COFFITO é realizado na sede do CREFITO-2

Nos dias 22 e 23 de março, o Grupo de Trabalho sobre Terapia Neural do COFFITO, criado por meio da Portaria nº 540/2017, teve seu primeiro encontro na sede do CREFITO-2, no Rio de Janeiro. Na ocasião, os integrantes do GT iniciaram estudos voltados à avaliação do status científico da Terapia Neural, incluindo análise e revisão de atos normativos em vigor.

Entre os tópicos abordados pelo grupo estavam as alterações na legislação da profissão, bem como sua evolução constante. “De 2013 para cá, houve muitas alterações, como no nosso próprio Código de Ética, que, até então, não permitia a prescrição de medicamentos, por exemplo. O fisioterapeuta prescritor evoluiu com o crivo dos CREFITOs, associações e por meio de uma consulta pública, com aprovação de mais de 90%. Propusemos a volta do debate sobre a questão e, possivelmente, atualizar a legislação, recomendando a prática da Terapia Neural ao fisioterapeuta”, ressaltou o Dr. Clailson Farias, presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia em Práticas Integrativas e Complementares (ABPIC).

Para a Dra. Sibele Knaut, presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), trata-se de uma excelente iniciativa do COFFITO, demonstrando a seriedade do Conselho Federal. “Estamos debatendo um tema importante, uma vez que muitos fisioterapeutas estão buscando formação em Terapia Neural. O Acórdão do COFFITO foi emitido em 2013, com base em um parecer da ABRAFIN, e, após esses anos, iremos avaliar a pertinência ou não da sua revisão. Ao fim deste primeiro encontro do grupo, formalizamos uma série de questionamentos que serão analisados e respondidos. Com base nessas respostas, daremos prosseguimento ao trabalho, com novas reuniões do grupo”, comentou.

Aproveitando a oportunidade, o diretor-tesoureiro do COFFITO, Dr. Wilen Heil e Silva, expôs a preocupação do Conselho Federal e do Sistema COFFITO/CREFITOs em relação à evolução técnica e científica da profissão. “O COFFITO, através da liderança de seu presidente, Dr. Roberto Mattar Cepeda, vem acompanhando, de forma ativa, o processo de evolução técnico-científico das profissões, atendendo todas as necessidades vigentes, construindo normatizações que ofereçam benefícios para a assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, salvaguardando a segurança daqueles que são atendidos por estes profissionais.”

O grupo de trabalho é composto pelos seguintes representantes: Dr. Clailson Farias, presidente da ABPIC; Dr. Clynton Correa, coordenador do Departamento de Fisioterapia Neurofuncional da ABRAFIN; Dr. Marcus Vinícius de Mello Pinto, diretor-científico da ABPIC; Dra. Sibele de A. Melo Knaut, presidente da ABRAFIN; Dra. Sheila Schneiberg, diretora científica da ABRAFIN; e Dr. Wilen Heil e Silva, diretor-tesoureiro do COFFITO e representante no Conselho Nacional de Saúde (CNS).