COFFITO e MS discutem Terapia Ocupacional nas PICs
No dia 10 de maio, em Brasília, o COFFITO e o Ministério da Saúde – MS, por meio de representantes do Departamento de Atenção Básica – DAB, avaliaram a inserção do terapeuta ocupacional nas Práticas Integrativas e Complementares – PICs, assim como o quantitativo de profissionais que, no seu dia a dia, utiliza as PICs.
De acordo com a vice-presidente do COFFITO, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, aproximadamente 40% dos terapeutas ocupacionais trabalham com as PICs, inclusive em áreas que poderiam ser ainda mais exploradas, como é o caso da Shantala em serviços de pediatria. “A Terapia Ocupacional é uma profissão cuja amplitude conversa plenamente com as PICs, seja em relação às atividades de vida diária e o trabalho relacionado ao aconselhamento, ou nas adaptações de residências, e na arte-terapia, com atividades que visem canalizar a angústia e a retomada da produtividade, por exemplo”, completou.
Para a terapeuta ocupacional do DAB, Dra. Olivia Ugarte, o terapeuta ocupacional, dentro de sua formação, tem capacidade para visualização do ser holístico, a compreensão dele como um todo. Segundo ela, por este motivo, foi possível incluir o profissional em todas as práticas da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). No entanto, a representante também ressaltou a necessidade do estímulo aos gestores e aos profissionais para a utilização das PICs.
Mapeamento
Um dos maiores problemas enfrentados atualmente pelo MS em relação às PICs é o de quantificar o número de profissionais no setor privado que emprega e possui conhecimento sobre as PICs. Atualmente esse dado aparece com maior relevância apenas aos profissionais da rede pública, devido à obrigatoriedade no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). A fim de sanar esta situação, foi proposto um mapeamento dos profissionais, disponível no site do MS. Clique aqui e acesse!
Cursos
Durante o encontro, devido à relação entre as profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional com as Práticas Integrativas e Complementares, o COFFITO e o MS estudaram a possibilidade de parceria para realização de cursos de formação em temas pertinentes às categorias.
Também estiveram presentes no encontro o diretor-tesoureiro do COFFITO, Dr. Wilen Heil e Silva; e os representante do DAB Dr. Daniel Miele Amado e a Dra. Ludimilla Alkimim.