4 de agosto de 2017

Câmara realizará Audiência Pública sobre EaD no dia 8 de agosto

Profissionais já podem enviar questionamentos

Na próxima semana, no dia 8 de agosto, a Câmara Federal abrirá espaço para debater a expansão da oferta de cursos superiores a distância na área da Saúde, durante audiência pública que terá, na mesa, representação do COFFITO, por meio do Diretor-Secretário e Coordenador do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva. A Audiência Pública terá início às 10 horas, de forma interativa, com espaço para perguntas. Os questionamentos já podem ser enviados, basta clicar aqui.

Saiba mais

No dia 13 de julho, em reunião plenária extraordinária, o colegiado do COFFITO reafirmou, em unanimidade, parecer da Comissão de Conhecimento Científico e Educação da Fisioterapia do COFFITO, emitido em 2016, salientando que a formação em Fisioterapia não é compatível com os preceitos da educação a distância, uma vez que este modelo de ensino pode trazer prejuízos à saúde da população.

O Conselho Federal, dentro de suas competências e atribuições legais, tem agido no intuito de propor debates e respaldar o posicionamento contrário à modalidade EaD na graduação, tendo alcançado resultados importantes nos plenários do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), em que, em consenso, as profissões da área da Saúde manifestaram incompatibilidade entre a realidade das categorias e a formação a distância.

Outra ação do COFFITO frente ao tema é o de acompanhar e, sempre que pertinente, ofertar subsídio ao Projeto de Lei nº 5.414/2016, que visa proibir o incentivo do desenvolvimento de programas de ensino a distância na área da Saúde. Este projeto é monitorado pela Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do COFFITO.