13 de abril de 2007

Fisioterapia e Terapia Ocupacional buscam espaço em comissões do CNS

 

Entidades e associações representativas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional concorrem a cadeiras em comissões do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O Pleno do CNS decidiu, na 171ª reunião ordinária realizada em março, recompor os integrantes das comissões permanentes e grupos de trabalho do Conselho Nacional de Saúde. As comissões serão compostas por 10 membros titulares e respectivos suplentes, além de dois conselheiros do CNS em cada coordenação.

Membro do CNS pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores em Saúde (Fentas), o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) coordena a Comissão de Orçamento e Financiamento do CNS (Cofin) e pleiteia cadeira em outras duas comissões: Comissão Intersetorial da Pessoa com Deficiência e Comissão Intersetorial Permanente de Saúde do Idoso.

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estão representados, no pleito, também pela Federação Nacional de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (Fenafito), pela Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (Abenfisio) e pela Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato) que concorrem, respectivamente, à Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e à Comissão Intersetorial de Saúde Mental.

Os pleitos dos representantes das categorias foram feitos por intermédio do Fentas e serão apresentadas ao Plenário do CNS para apreciação e votação.

A 172ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde está marcada para os dias 18 e 19 de abril.

Por Thaís Dutra
Referência: Conselho Nacional de Saúde