26 de fevereiro de 2008

Presidente do COFFITO participa de reunião na ANS

O panorama atual da Fisioterapia na saúde: a grande quantidade de cursos de graduação no país, valores de honorários injustos e desmotivadores, relação profissional inadequada entre operadoras de plano de saúde e fisioterapeutas, instalações e recursos terapêuticos, fiscalização pelos CREFITOs e também pelas Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais. Estes foram os assuntos de uma explanação feita pelo presidente do Coffito, Dr. José Euclides Poubel e Silva, em reunião na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS – no dia 22/2.
 
Euclides Poubel e o Dr. Alexandre Doval da Costa, conselheiro federal e coordenador da Comissão do Referencial Nacional de Honorários da Fisioterapia do Coffito, participaram de uma audiência na Gerência de Relações com Prestadores de Serviços – GERPS – da Agência Nacional.
 
Também estiveram presentes Amâncio Paulino Carvalho, gerente da GERPS, Renata Valadares Maciel e Gina Coriolano Regnier, especialistas em Regulação de Saúde Suplementar.
 
Estreitamento de relações
 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar solicitou ao COFFITO o estreitamento das relações entre ambas as instituições, pautando-se em padrões de qualidade, com indicadores científicos no atendimento fisioterapêutico.
 
Coibição de abusos pelas operadoras de planos
 
Outro tema de relevância abordado na reunião foram cláusulas, consideradas abusivas, que vêm sendo utilizadas em contratos entre planos de saúde e profissionais, tanto de pessoas jurídicas quanto de pessoas físicas. De acordo com o Dr. Euclides, nestes casos o profissional deve, “ao bem da ética e das tradições profissionais da Fisioterapia, denunciar diretamente à ANS, órgão governamental competente para coibir abusos das operadoras”, afirmou.
 
Disque ANS – 0800 701 96 56
www.ans.gov.br