23 de agosto de 2017

Fisioterapeuta, e vereador de Três Rios, visita COFFITO e discute pauta nacional da profissão

No dia 22 de agosto, o Fisioterapeuta, e Vereador de Três Rios, Dr. Juarez de Souza aproveitou pauta em Brasília para conhecer o COFFITO. Na oportunidade, foi recebido pelo membro da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP), Dr. Bruno Vilaça, quando, entre outros temas, foram abordados o cenário nacional da profissão e a importância da inserção da Fisioterapia nas áreas de gestão e nos ambientes políticos.

Para o Dr. Juarez de Souza, que traz em seu currículo a atuação profissional e a formação na área de gestão pública, há muitos espaços a serem conquistados pelo fisioterapeuta. Atualmente, em seu primeiro mandato como vereador do Município de Três Rios, no Estado do Rio de Janeiro, tem como foco e objetivo central a saúde e, em especial, pautas relacionadas à inserção da profissão e à oferta de serviços de reabilitação, levando em consideração os dados epidemiológicos. Análogo a estes, flerta também com a possibilidade de angariar recursos federais para ampliação e, até mesmo, implantação de novos Centros de Reabilitação para a região.
Segundo ele, o período como gestor, antes de tomar posse, possibilitou um novo olhar para a saúde da sua cidade, permitindo que aumentasse em três vezes o quantitativo de fisioterapeutas no município, passando de 11 para 35 profissionais.

O Dr. Bruno Vilaça, pertencente ao mesmo estado e conselheiro do CREFITO-2, agradeceu a ação do Vereador e trouxe à pauta os assuntos discutidos nacionalmente, principalmente os tratados pela CAP. Mencionou, ainda, as conquistas recentes em alguns projetos de lei, bem como expôs a necessidade desse trabalho voltado para a educação e orientação dos parlamentares quanto à atuação do fisioterapeuta. Por fim, completou lembrando que ações similares devem ocorrer em diversas esferas, não apenas nacionalmente, mas, também, por meio de articulações em municípios e estados, inclusive nos espaços destinados à discussão desses temas, como os conselhos municipais e estaduais de saúde.