29 de agosto de 2017

COFFITO realiza I Convenção de Sustentabilidade da Fisioterapia e entidades assinam protocolo de intenções a favor da saúde brasileira

Nos dias 24 e 25 de agosto, em Brasília, foi realizada a I Convenção de Sustentabilidade da Fisioterapia no Sistema de Saúde Brasileiro, promovida pelo Sistema COFFITO/CREFITOs,com o objetivo de unir entidades representativas e profissionais para discutir a aplicabilidade do Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF),em contraponto com a fiscalização e a prática profissional.

Para o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, é necessário explorar a amplitude da palavra sustentabilidade, que se estende desde a ética, relacionada ao atendimento prestado, até o respeito à profissão e à saúde humana. “Precisamos sair daqui como multiplicadores no que tange à educação, à orientação, e à fiscalização, a fim de assegurar um futuro digno para a Fisioterapia”, completou.

De acordo com o Dr. Fernando Muniz, coordenador da Comissão Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (CNPF), o evento oportunizou um espaço de debate entre as principais esferas que envolvem a Fisioterapia, e permitiu, acima de tudo, a criação de um pacto, por meio da assinatura de um protocolo de intenções, que visa assegurar a utilização do RNPF em busca de uma profissão sustentável e digna. “As evidências científicas não deixam dúvidas quanto ao valor real da Fisioterapia para com as necessidades de saúde funcional da população brasileira. Nesse sentido, este evento buscou elaborar estratégias para elevar o quantitativo de fisioterapeutas no SUS; melhorar o grau de resolutividade da prática fisioterapêutica, em todas as esferas de atenção; aumentar o reconhecimento social da Fisioterapia e, por fim, implementar o RNPF, como instrumento norteador, que referenda procedimentos cientificamente reconhecidos e deontologicamente precificados, em valores mínimos, suficientes para uma prática profissional adequada e sustentável”, ressaltou.

Palestras

Durante o evento, foram abordados temas que contemplam o escopo da formação do profissional, do perfil, da orientação e da fiscalização. Para que isso fosse analisado sob diversos pontos de vista, palestrantes do Sistema COFFITO/CREFITOs e das entidades representativas expuseram sua análise acerca dos tópicos. Participaram da Convenção as seguintes entidades: Fundação Getúlio Vargas (FGV), Associação Brasileira de Fisioterapia (AFB), Federação Nacional das Associações de Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia (FENAFISIO), Federação Nacional de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (FENAFITO), Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT), Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) e Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória (ASSOBRAFIR).

Oficinas

No segundo dia do evento, o grupo foi dividido por afinidades em oficinas, com o objetivo de tratar assuntos específicos, como academia, prática profissional e política, para, após, sob diferentes aspectos, propor alternativas que visem à sustentabilidade da Fisioterapia.

Protocolo de Intenções

Ao final do evento, foi apresentado o Protocolo de Intenções que propõe um pacto entre as entidades no intuito de fortalecer a profissão e, ao mesmo tempo, viabilizar a implementação do RNPF na realidade dos fisioterapeutas brasileiros.

Clique aqui e veja a lista de presença.
Clique aqui e acesse as imagens do evento.