10 de março de 2008

Novas regras beneficiam tanto usuários quanto planos de saúde, diz especialista

As novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os planos de saúde favorecem tanto os usuários quantos os operadores. A afirmação foi feita hoje (10) pelo advogado e especialista em direitos da saúde Alberto Germano, criador do site SOS Paciente. As novas regras entram em vigor no dia 1º de abril.

A Resolução Normativa nº 167, publicada na edição de 10 de janeiro deste ano no Diário Oficial da União, revê o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e amplia as coberturas para os beneficiários dos planos. A partir de abril, quase 3 mil procedimentos estarão incluídos no rol – alguns deles são novas tecnologias, como o Yag Laser, para cirurgias oftalmológicas, procedimentos para anticoncepção, como vasectomia e ligadura tubária, e exames laboratoriais diversos

“O usuário [será beneficiado], porque terá uma quantidade de novos procedimentos bastante especializados, exames bem avançados. E o plano de saúde, porque, com esses exames mais especializados, diagnostica-se mais rapidamente uma doença ou um problema no paciente. Assim, mais rápido vai ser o tratamento e também mais barato”, disse Alberto Germano, em entrevista à Rádio Nacional.

Germano lembra que todos os planos contratados depois de 1º de janeiro de 1999, já estão cobertos, adaptados a essas novas normas. Segundo ele, os planos anterior a janeiro de 1999 já devem estar adaptados e convertidos às regras dos planos de saúde. “É importante que todos tenham consciência de que precisam conhecer a Resolução Normativa nº 167 e saber o que vai acontecer a partir do dia 2 de abril, para que possam lutar pelos seus direitos.”.

As novas regras já estão disponíveis pela internet no site da ANS – www.ans.gov.br – e no site da SOS Paciente – www.sospaciente.inf.br.

Fonte: Agência Brasil