10 de março de 2007

Reunião trata do PL 7703 e honorários na manhã deste sábado

Com a conclusão dos assuntos relacionados ao PL 7703/2006, que define entre outros temas as atividades privativas do médico, reiniciou na manhã deste sábado (10) a reunião do sistema Coffito/Crefitos em Brasília (DF). Outro projeto que também entrou em discussão pelos conselheiros foi o PL 4199/01 que define como atividade privativa do graduado em Quiropraxia “o tratamento de distúrbios biomecânicos do sistema neuro-músculo-esquelético e desalinhamento articular da coluna vertebral”. conhecido o PL da Quiropraxia, que define o tratamento de distúrbios biomecânicos do sistema neuro-músculo-esquelético e desalinhamento articular da coluna vertebral. A presidente do Crefito 1, Luziana Maranhão, sugeriu que esse projeto “deva ser suprimido em sua totalidade”. A vice-presidente do Coffito, Drª Ana Cristina Brasil informou aos conselheiros que na primeira quinzena do mês de abril, o PL da Quiropraxia, será discutido na Câmara de regulamentação do trabalho, do Ministério da Saúde.

Para contribuir com as deliberações desta reunião, o presidente do Crefito 3, Dr. Gil Lúcio Almeida, propôs um pacto de que as manifestações dos conselheiros nunca sejam em seu próprio nome, mas sim em nome do sistema Coffito/Crefitos. A sugestão foi elogiada e aceita pelo presidente do Coffito, José Euclides Poubel, que ao pedir que todos procurem cumprir este encaminhamento, lembrou que o último pacto feito pelos conselheiros, foi descumprido por alguns.

Honorários: A questão dos honorários foi mais um item de discussão. O presidente do Coffito informou que está em análise o repasse deste assunto para a Federação Brasileira das Associações de Fisioterapia. O presidente entende que a entidade é a indicada para tratar do tema. Finalizando sua fala ele destacou também que o sistema Coffito/Crefitos deve apostar na federação, para que a entidade realize um bom trabalho.

A diretora-secretária do Coffito, Franscisca Oliveira de Araújo destacou a ligação deste tema com o Sistema Único de Saúde (SUS), segundo ela, a questão dos honorários perpassa por todo o SUS, o que “torna esta discussão urgente” pelo sistema Coffito/Crefitos.

A reunião está em andamento e a previsão é de que os trabalhos prossigam até às 17h deste sábado.

Ainda está na pauta de discussão a questão dos parâmetros assistenciais, a acumpuntura no SUS, a abertura de novos cursos de terapia ocupacional. Como informes serão tratados temas como a absolvição de profissional fisioterapeuta osteopata pelo TJDFT, parâmetros de fiscalização, desmembramento das profissões, Plano Nacional de Saúde, Bloco de financiamento da saúde, portaria 204/2007, contingenciamento recursos financeiros na saúde, tabela unificada do SUS, a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional e Profissional o Fórum de Promoção da Saúde Integral, e a Conferência Nacional de Saúde.

Participam da reunião do sistema Coffito/Crefitos:

 

  • Dr. José Euclides Poubel e Silva- presidente Coffito
  • Drª Ana Cristhina de Oliveira de Araújo – vice-presidente do Coffito
  • Drª Franscisca Rego Oliveira de Araújo- diretora-secretária do Coffito
  • Drª Maria Lívia C. Garbi- diretora -tesoureira do Coffito
  • Dr. Fernando Pierette Ferrari- conselheiro efetivo do Coffito
  • Dr. Luiz Bertassoni Neto- conselheiro efetivo do Coffito
  • Drª Luziana Maranhão-Presdinete do Crefito 1
  • Dr. Gil Lúcio Almeida- presidente do Crefito 3
  • Dr. Ricardo Lotif Araújo- presidente do Crefito 6
  • Dr. José Roberto Borges dos Santos- presidente do Crefito 7
  • Dr. Roberto Mattar Cepeda- presidente do Crefito 8
  • Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva- presidente do Crefito 9
  • Dr. Paulo Luís Crocomo- presidente do Crefito 10
  • Dr. Eduardo Olívio Ravagni Nicolini- presidente do Crefito 11
  • Dr. José Wagner Cavalcante Muniz- presidente do Crefito 12