5 de abril de 2008

Belém: Atividades educativas marcam Dia Mundial de Saúde

Uma série de atividades educativas marcará o Dia Mundial de Saúde, nesta segunda-feira (07), trazendo como tema "Mudanças Climáticas e Saúde Humana". Com o tema estadual "Meio Ambiente e Saúde Humana", a programação foi organizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Para a realização das atividades, a Sespa contou com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel).

 

O objetivo é alertar a sociedade sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde do homem, que, em parte, são provocadas pelas próprias pessoas com atitudes do dia-a-dia. Por meio de atividades educativas, vídeo, teatro e exposições, as instituições vão mostrar a importância das pessoas cuidarem do meio ambiente, adotarem medidas preventivas para reduzirem as chances de doenças, como dengue, por exemplo, e levarem uma vida mais saudável.

 

A programação vai começar com uma caminhada, com saída às 7h30 do Conjunto Arquitetônico de Nazaré (CAN) e chegada à Praça da República. Vão participar alunos das Escolas Estaduais Deodoro de Mendonça, Ulisses Guimarães, José Veríssimo e Tiradentes II e da Escola Municipal Benvinda França Messias.

 

A abertura oficial está marcada para as 9h, na Praça da República, com a presença das instituições envolvidas. Na praça, as atividades vão acontecer dentro e fora do Teatro Waldemar Henrique.

 

Na área externa, haverá barracas com exposições das instituições de saúde e das escolas. O combate ao mosquito da dengue será um dos focos principais. Haverá distribuição de lixocar para condutores de veículos e mudas de plantas para os visitantes. E, ainda, entrevista com a população com perguntas relacionadas à saúde, feitas pelo grupo de voluntários jovens “Ordem Demolê” da Maçonaria. Já no palco montado da praça, haverá apresentações de música pela Escola Estadual Deodoro de Mendonça, teatro pela Escola Estadual Ulisses Guimarães, apresentação do Grupo Folclórico da Casa do Idoso e de ginástica rítmica pela Federação Paraense de Ginástica Rítmica.

 

Dentro do Teatro, a principal atividade será a apresentação do vídeo: "Meio Ambiente e Saúde Humana", para estudantes e público em geral.

Agência Pará